Um novo estudo sobre o consumo do brasileiro mostrou a verdadeira força da TV aberta na comparação com a TV paga e com o streaming, que ganhou espaço na medição diária da Kantar Ibope Media em 2023 e mostrou a Netflix na ponta entre as plataformas.
VEJA ESSA
Com a abrangência da audiência na TV, celular, tablete e computador, na média 24 horas, 84,8% dos espectadores estão vendo algum conteúdo pela TV aberta ou paga.
Dentro do número, 73% estão em canais como Globo, Record, SBT, Band e RedeTV!, enquanto 11,8% na TV por assinatura, segundo o jornalista Ricardo Feltrin, do UOL. Vale ressaltar que a TV linear ganhou força no início da pandemia, mas a audiência caiu nos últimos dois anos.
A porcentagem dá mais um exemplo do poder da televisão na casa do telespectador, seja pelo celular, tablet ou computador. A medição conta com amostras das 15 maiores regiões metropolitanas do país, como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Manaus, entre outros.
YouTube e Streaming lutam no final do ranking
Mais atrás, o YouTube garantiu um espaço importante na vida do brasileiro, com 8,7% na TV e 16,6% na soma de celular, tablete e computador. O Streaming possui 6,5% na primeira parte do estudo, e 7,1% com todos os aparelhos envolvidos.
Confira o ranking completo do novo estudo da Kantar Ibope Media:
- TV aberta e paga – 84,8%
- YouTube – 8,7%
- Streaming – 6,5%
Medição com todos os aparelhos (celulares, tablets e computadores):
- TV aberta e paga: 76,3%
- YouTube: 16,6%
- Streaming: 7,1%
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].