Em telejornal, Record ataca e faz graves acusações contra a Globo

Record
Jornal da Record iniciou série de reportagens para atacar a Globo (Imagem: Reprodução/ Record)

Um dia após o Domingo Espetacular reagir contra uma notícia envolvendo a Igreja Universal e o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), dada com exclusividade pela Globo, a Record foi além e exibiu uma reportagem especial atacando a concorrente.

Intitulada O Lado Oculto do Império, a série de reportagens iniciou com uma matéria de mais de oito minutos do Jornal da Record, nesta segunda-feira (14), em que mostrou supostos problemas enfrentados pela emissora carioca na Justiça desde os anos de 1990.

O gancho principal dela, no entanto, foi a delação premiada de Dario Messer, réu na operação Lava Jato. Segundo o canal de Edir Macedo, ela revelou uma ligação suspeita entre o “doleiro dos doleiros” e a família Marinho.

“O doleiro dos doleiros revelou um esquema clandestino de repasses semanais de dinheiro vivo, que poderia ultrapassar R$ 1 milhão”, afirmou o telejornal, que ainda salientou que “essa não foi a primeira vez que os donos do grupo Globo foram delatados à Justiça”.

A Record acusa a família dona do canal rival de “manter a fortuna longe das autoridades” e, para isso, teria utilizado “doleiros especializados em fraudar o sistema financeiro”.

A reportagem contou que, no famoso escândalo do Banestado, documentos do Ministério Público Federal revelaram que empresas dos herdeiros da família Marinho teriam enviado ilegalmente R$ 1,6 bilhão ao exterior.

O repórter Sylvestre Serrano encerrou a reportagem afirmando: “Os doleiros contratados pelo Grupo Globo foram presos e delataram o esquema envolvendo a família Marinho pelo menos três vezes na Justiça. […] Eles contaram o que sabiam das operações financeiras clandestinas que revelaram mais de duas décadas de sonegação fiscal. Crimes que até hoje não foram esclarecidos”.

Para a Record, a assessoria de Roberto Irineu Marinho e João Roberto Marinho, que foram citados na matéria, alegou que eles não possuem e nunca tiveram contas não declaradas às autoridades brasileiras no exterior e que também nunca realizaram operações de câmbio não declaradas.

Confira a reportagem:

CONTINUE LENDO →

Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna “Do Fundo do Baú”, publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com