Emissora do Grupo Record anuncia reprise de Dona Xepa

Dona Xepa
Ângela Leal no papel-título de Dona Xepa; Rede Família, emissora do Grupo Record, reapresenta novela em novembro (Imagem: Divulgação / Record)

Emissora do Grupo Record sediada em Campinas, e voltada para o interior paulista, a Rede Família anunciou esta semana a reapresentação de Dona Xepa (2013). A novela assinada por Gustavo Reiz, com base na peça teatral de Pedro Bloch, abre um novo horário de reprises no canal, o das 22h, a partir de 8 de novembro.

No momento, a Rede Família conta com a terceira reapresentação de Cidadão Brasileiro (2006), escrita por Lauro César Muniz, às 19h30. Marcas da Paixão (2000), Vidas Cruzadas (2000), Essas Mulheres (2005), Luz do Sol (2007) e Pecado Capital (2013) também ganharam reexibição por lá.

Dona Xepa acompanha a luta da feirante Xepa (Ângela Leal) para dar o que há de melhor aos filhos Edison (Arthur Aguiar) e Rosália (Thaís Fersoza). O rapaz aproveita o sacrifício da mãe, dedicando-se à faculdade de Arquitetura e Urbanismo. A escalada profissional, contudo, acaba por afastá-lo da genitora.

Já Rosália busca caminhos mais fáceis para conseguir o que tanto deseja: dinheiro. A advogada batalha para afastar Isabela (Gabriela Durlo) do namorado, Victor Hugo (Márcio Kieling), com quem acaba subindo ao altar. Para se unir ao herdeiro da família Pantaleão, a vilã abdica do amor pelo vizinho Benito (Emilio Dantas).

O folhetim reúne ainda José Dumont, Luiza Tomé, Maurício Mattar, Rayana Carvalho, Angelina Muniz, Benvindo Siqueira, Giuseppe Oristânio, Ittala Nandi, Bianca Castanho, Gabriel Gracindo, Marcela Muniz, Pérola Faria, Castrinho, Bia Montez, Manoelita Lustosa e Robertha Portella, entre outros talentos.

Dona Xepa contou com apenas 91 capítulos. Embora elogiada pela crítica, a novela amargou índices de audiência aquém das expectativas – reflexo da grade em baixa da Record e do horário equivocado em que a produção, com ares de trama das 19h, era exibida, sempre depois das 22h30.

A obra ficou associada ao meme protagonizado por Maurício Mattar no extinto Programa da Tarde. Ao perguntar “quem assiste ‘Dona Xepa’?” para a plateia, o ator ficou sem resposta. No Brasil, o folhetim foi reapresentado em uma única ocasião, em 2015, na faixa vespertina.

MAIS LIDAS

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›