Empresas de apostas online invadem canais de TV

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Empresas de apostas online invadem canais de TV (Imagem: Reprodução)

A regulamentação de empresas que oferecem serviços e jogos de cassino online brasil ou apostas esportivas está crescendo muito no Brasil. Um levantamento feito pela pela Ernst & Young Global Limited, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol, mostrou que o setor movimenta R$ 53 bilhões anualmente na economia do país, mesmo com a ausência de regulamentação.

Essa movimentação tem se espalhado de diversas formas na sociedade brasileira. Sites de apostas e jogos já estão patrocinando os principais clubes do país, incluindo Corinthians, Flamengo, Internacional e São Paulo. Além disso, uma das empresas patrocinam também o Campeonato Brasileiro, em acordo com a CBF (Confederação Brasileira de Futebol).

Agora, os maiores players do setor de apostas esportivas estão se inserindo também nos programas de TV, especialmente nas transmissões relacionadas ao futebol. A TV Globo, por exemplo, assinou diferentes contratos com dois sites: o Betfair, que faz propagandas relacionadas ao Cartola, um fantasy no qual você monta seu time para a rodada do Campeonato Brasileiro, e também com a Pixbet, focado na Copa do Mundo do Catar.

Os valores do acordo com a Pixbet não foram divulgados, mas, na Copa de 2018, da Rússia, a Globo tinha cotas de patrocínio que giravam em torno dos R$ 180 milhões. É de se imaginar, portanto, que o valor pago pela empresa de apostas gire em torno disso. 

Além da emissora carioca, outros canais também ostentam parcerias com empresas de apostas esportivas. No SBT, que transmite a Copa Libertadores da América, o parceiro comercial esportivo é a Betfair. Já na TV Bandeirantes, o patrocinador para os programas de esportes é a Casa de Apostas.

Segundo Hans Scheiler, diretor de marketing da Casa de Apostas, essa popularização do setor deve aumentar ainda mais nos próximos. Por consequência, a presença de companhias do setor na mídia nacional. 

“Acredito que o mundo do futebol e as companhias de apostas são grandes aliados comerciais. A tendência é que ocorra uma popularização progressiva, principalmente após a regulamentação da prática. Vemos um futuro muito promissor para o mercado brasileiro, buscamos sempre gerar novas experiências ao torcedor, com ações que nos aproximem do público. Faz parte do nosso planejamento de comunicação, que tem como princípio estabelecer um diálogo com o fã do futebol. Os meios de comunicação permitem que essa interação ocorra simultaneamente ao consumo de notícias e de transmissões futebolísticas”, afirmou em entrevista recente à revista Exame.

A TV Record, detentora dos direitos do Campeonato Carioca, teve de exibir o nome da empresa Betfair, que patrocina a competição. Na RedeTV, a bola da vez é o site galera.bet., a mesma empresa que patrocina o Brasileirão. Além disso. os canais fechados SporTV e ESPN/Disney contam com o patrocínio da SportingBet. 

“Os patrocínios de casas de apostas com os principais conglomerados televisivos acompanham aquilo que já vemos com entidades, clubes e atletas do mundo inteiro. No galera.bet nos vamos além do simples spot de TV. No Galera Esporte Clube, programa na RedeTV, falamos sobre jogo responsável e aposta de forma lúdica e divertida. Acreditamos que só a educação do público brasileiro criará um ambiente fértil para termos um mercado próspero e sustentável de jogos”, afirma Ricardo Bianco Rosada, CMO do galera.bet.

Atualmente, o Brasil tenta regulamentar as apostas esportivas e os jogos de azar no Brasil. Há um decreto de lei sobre as apostas esportivas que expira no fim deste ano. No caso do jogos de azar, há um projeto de lei em discussão no Senado. Especialistas afirmam que o país precisa avançar rapidamente nesta legislação para dar legalidade a uma atividade que, na prática, já acontece em larga escala no país.

“O mercado de apostas esportivas, quando finalmente regulado no Brasil, vai chacoalhar o mercado de mídia e entretenimento, abrindo várias frentes de novos negócios. Uma delas poderá ser a criação de plataformas de apostas por empresas donas de canais de TV. Isso já ocorreu no exterior onde poderosos canais esportivos deram esse passo, como é o caso da Fox Bet e da Sky Betting. No Brasil a Globo, por exemplo, já tem um fantasy game, o Cartola, que eu sempre vi como um experimento para outros negócios no setor de apostas” afirma o advogado Eduardo Carlezzo, especialista em direito desportivo.

Henrique Barbosa
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