Encontro é reclassificado pelo Ministério da Justiça (Imagem: Reprodução / Globo)
Em busca de mais audiência, o Encontro com Patrícia Poeta investiu em casos policiais nas últimas semanas. Como consequência, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), por meio do Ministério da Justiça, reclassificou o programa matinal da Globo.
VEJA ESSA
Antes indicada para não recomendada para menores de 10 anos, a atração foi reclassificada para “não recomendada para menores 12 anos” e, como justificativa, o DPJus (Departamento de Promoção de Políticas de Justiça) falou em temas sensíveis como a violência.
A Globo ganhou cinco dias para os ajustes necessários no Encontro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira (12). O governo federal pontuou que o programa dedicou suas últimas edições a casos violentos.
Encontro aposta em morte para crescer na audiência
A semana do matinal foi marcada por reportagens do gênero, em especial ao ocorrido com o lutador de jiu-jítsu Leandro Lo, assassinado com um tiro na cabeça por um policial. A mãe do lutador esteve no programa e foi entrevistada por Patrícia Poeta.
A audiência subiu com as novas pautas para cerca de 9 pontos em algumas ocasiões, como no caso Leandro Lo, e garantiu o primeiro lugar isolado na audiência da Grande São Paulo. Antes da reviravolta no formato, a média estava entre 6 e 7 pontos.
A edição foi alvo de críticas nas redes sociais e na TV. Sonia Abrão detonou a postura de Patrícia Poeta na conversa com a mãe de Leandro Lo em desabafo ao vivo no A Tarde É Sua, da RedeTV!.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].