Uma equipe do SBT também foi alvo de manifestantes bolsonaristas em estrada no Rio Grande do Sul, nesta quarta-feira (2). Depois de profissionais da Record, o repórter Lucas Abati e o cinegrafista Cristiano Mazoni foram hostilizados e ameaçados.
VEJA ESSA
Tudo aconteceu na região central de Porto Alegre, quando os dois contratados do SBT Rio Grande foram cercados por apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e obrigados a deixar o local.
No meio do tumulto, a equipe do canal ficou encurralada por manifestantes golpistas, que estavam com a bandeira do Brasil nas costas. O jornalista chegou a pedir explicações, mas precisou deixar o local para não sofrer danos.
Em seu perfil do Twitter, Lucas Abati explicou quem uma pessoa, que já hostilizou outros colegas da imprensa, já foi identificado e que o caso será registrado na polícia.
O jornalista também aproveitou e prestou solidariedade aos profissionais de outras emissoras que também passaram por algo parecido. “Minha solidariedade aos colegas das demais emissoras que também foram intimidados e agredidos hoje”, desabafou.
As manifestações estão ocorrendo em vários estados do país, após os bolsonaristas não aceitarem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas urnas.
Direção do SBT se pronuncia
O diretor Nacional de Jornalismo do SBT, José Occhiuso, emitiu uma nota em que lamentou o ocorrido com a sua equipe.
O grupo de comunicação destacou que “o Jornalismo do SBT repudia e condena os atos de hostilidade. As agressões a jornalistas são atentados contra a liberdade de imprensa e não podem ser toleradas”.
Além do SBT e da Band, profissionais da Record também foram hostilizados. A repórter Daiane Dalle Tese destacou que a emissora já colocou o seu departamento jurídico à disposição dos contratados, que registraram ocorrência policial.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]