Eriberto Leão relembra atuação em Cabocla e cita sintonia com Malvino Salvador

Eriberto Leão
Eriberto Leão deu vida ao personagem Tomé em Cabocla (Imagem: Reprodução / Globo)

Desde esta segunda-feira (12), o remake da novela Cabocla (2004) pode ser vista novamente no Globoplay. Eriberto Leão, que deu vida ao peão Tomé, ressaltou em entrevista ao jornal Extra que o personagem foi “um divisor absoluto de águas” na sua carreira.

Foi muito importante. A partir dali, participei de uma trilogia de grandes clássicos e estive em Sinhá Moça (2006) e Paraíso (2009). Esses trabalhos também tiveram um cunho fundamental na minha vida pessoal. Aprofundei minha relação com a terra”, disse o ator.

Funcionário do coronel Boanerges (Tony Ramos), Tomé é muito amigo de Tobias (Malvino Salvador) na trama. O galã afirma que a parceria com Salvador foi instantânea: “Conheci o Malvino no dia do teste e caímos juntos. Nos tornamos grandes amigos com cinco minutos de conversa”.

Atualmente, o famoso também pode ser visto na reprise de Malhação – Sonhos (2014), interpretando o  mestre de muay thai Gael. “Foi uma mudança de fase, passei a fazer pais e outros personagens mais velhos. Ao mesmo tempo, rejuvenesci ao conviver com aquele elenco. Mas acho maravilhoso o processo de amadurecer e envelhecer. Não quero ter mais 40 anos, quero ter 48”.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, Cabocla é originada da obra do escritor santista Rui Ribeiro Couto. Nesta segunda versão, Edmara Barbosa e Edilene Barbosa, filhas de Benedito, assinaram a adaptação com o pai como supervisor.

Para quem não lembra, foi nela que Vanessa Giácomo estreou como atriz, interpretando a protagonista Zuca. Após fazer algumas aparições em programas como o jornalístico Linha Direta, nas reconstituições dos casos retratados, Vanessa estreou oficialmente na teledramaturgia em grande estilo.

Outro lançamento do remake foi justamente Malvino Salvador, antigo modelo que estreou na novela de época. Natural do Amazonas, ele conquistou o público com sua criação do personagem.

Cabocla foi apresentada em 167 capítulos, de 10 de maio a 20 de novembro de 2004. E reapresentada na sessão Vale a Pena Ver de Novo, às 14h30, de 7 de abril a 29 de agosto de 2008.

A partir do dia 26, o serviço de streaming também irá reprisar a trama Roda de Fogo, clássico da década de 1980, protagonizada por Tarcísio Meira, Eva Wilma e Renata Sorrah.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›