Preta Gil, que morreu neste domingo (20), revelou, em sua autobiografia lançada em agosto de 2024, um episódio doloroso envolvendo o apresentador Silvio Santos.

Em um dos capítulos do livro, a artista conta que ficou profundamente magoada com comentários gordofóbicos feitos por Silvio durante uma participação em seu programa dominical no SBT.
Segundo Preta, o comunicador chegou a chamá-la de “gorda, feia e mentirosa” em conversas informais, o que a abalou, já que sempre teve uma grande admiração por ele.
“Eu protegia o Silvio de críticas, o via como uma figura intocável, mas me senti profundamente decepcionada com suas palavras”, disse a cantora.
O episódio que marcou Preta Gil
Preta relembra que deixou os estúdios do SBT chorando após a situação, que teve grande repercussão na época. Em entrevista ao Gshow, a artista explicou que Silvio Santos não chegou a procurá-la para pedir desculpas.
“O Silvio é um retrato de uma época. Ele não fez aquilo por mal, não quis me maltratar. Mas, se tivesse a noção de como eu fiquei chateada, teria me procurado, porque sempre houve respeito entre nós. Saí do estúdio aos prantos, e todos viram como fiquei triste”, relembrou.
Preta Gil e a luta contra a gordofobia
Na autobiografia, Preta deixa claro que decidiu contar essa história não para atacar Silvio, mas para mostrar como evoluiu em relação a comentários sobre seu corpo.
“Aquela história fala sobre mim, sobre como lido com essas ‘brincadeiras’ e ‘piadas’ que sempre fizeram comigo. Naquela vez, eu percebi que havia evoluído como mulher, que não aceitava mais esse tipo de atitude”, disse a cantora.
Ela reforça que a sociedade também precisa aprender a não fazer comentários sobre a aparência dos outros.
“A minha existência é para que entendam que não se deve falar do corpo de ninguém, seja gordo, magro, alto ou baixo. Nós, mulheres, evoluímos muito nesses 21 anos de carreira que eu tenho, e sempre falo sobre isso, sobre como fui mudando minha percepção do que me agride e do que não me agride”, completou.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]