Estrela de Nos Tempos do Imperador, Mariana Ximenes revela emoção com personagem

Mariana Ximenes
Mariana Ximenes como Luísa, a Condessa de Barral, em Nos Tempos do Imperador; atriz comemora personagem forte (Imagem: Fábio Rocha / Globo)

Colaboração: Fernanda Menezes Côrtes

A partir de 9 de agosto, na novela Nos Tempos do Imperador, Mariana Ximenes poderá ser vista como a Condessa de Barral, uma personagem real da história do Brasil, da qual sabemos muito pouco. Recentemente, foram descobertas cartas trocadas entre a Condessa e Dom Pedro II (Selton Mello), revelando a relação às escondidas dos dois e a grande paixão que viveram. Mas a vida dela não se resume a isso e, no papo online entre elenco, autores e direção da próxima novela das 18h com a imprensa, Mariana nos contou um pouco sobre essa mulher de papel tão importante no movimento abolicionista.

Foi um enorme prazer conhecer a história da Condessa de Barral, uma mulher forte, que sabia se colocar com delicadeza, gentileza e, ainda assim, com muita firmeza. Foi dela a autoria da Lei do Ventre Livre, segundo a qual todos os negros nascidos de ventre escravo, já eram livres; e fico muito feliz e emocionada em poder contar essa história”, disse.

Apesar de apaixonada por Dom Pedro, a Condessa tinha um enorme respeito pela Imperatriz Tereza Cristina – interpretada por Letícia Sabatella – e sofria muito por isso. “A ética sempre permeou as relações da Condessa”, explicou Mariana, que se inspirou também no livro Condessa de Barral, A Paixão do Imperador, de Mary Del Priore.

Na trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão, com direção artística de Vinícius Coimbra, a Condessa contará muito com a ajuda de Justina, uma escrava vivida por Cinara Leal. A parceria em cena foi tão grande que Ximenes afirma ter ganhado uma amiga para a vida. “Ela me ensina muito sobre a negritude, é uma troca grande, em cena e na vida”, salientou a atriz.

Mariana Ximenes também se mostrou encantada com o figurino e todos os adereços usados pela personagem. “São peças muito ricas em detalhes. Como a Condessa era muito viajada, seu figurino tem referências diversas, com muitas formas geométricas, tudo muito bonito. A única dificuldade é na hora de ir ao banheiro” (risos), fico pensando nas questões de higiene da época, devia ser complicado (mais risos)”.

Recado

O “modo deboche” foi ativado. Horas depois da notícia dada pelo colunista Leo Dias de que Juliano Cazarré se negou a tomar vacina contra a Covid-19 e que pode ficar fora do remake de Pantanal, Armando Babaioff e Regiane Alves soltaram uma indireta… Sem citar o caso, o ator garantiu que já tomou o imunizante e está pronto para ser escalado para qualquer novela. A atriz, por sua vez, deu risada e concordou com o colega de emissora. A Globo não confirma a informação sobre a exclusão de Cazarré do elenco da futura trama das 21h, mas é curioso constatar que ela quase sempre privilegia poucos (e não tão bons) artistas…

Próxima parada

O ator português José Condessa, que deixou o elenco de Salve-se Quem Puder por conta dos adiamentos impostos pela pandemia de Covid-19, mudou de emissora. Depois de protagonizar Bem-me-quer pela TVI, Condessa seguiu para a RTP, que retoma o gênero novela após quatro anos com Pôr do Sol. A informação já circula por portais e revistas de Portugal.

Cheirinho de sucesso

A estreia de A Dona do Pedaço (2019) – chamada de Dulce Ambición, em espanhol – na Argentina, na última segunda-feira (25), já mostrou que a novela caminha para mais um sucesso brasileiro por lá. Exibido pela Telefe, às 16h15, o folhetim de Walcyr Carrasco liderou a audiência em seu horário. A história teve 11,29 pontos de avaliação e 58,96% de participação. A história de Maria da Paz (Juliana Paes) também ficou em 5° lugar no ranking dos 10 programas mais assistidos da TV aberta na Argentina.

Viva os pais!

O Canal Viva vai celebrar o Dia dos Pais com duas atrações especiais, previstas para o primeiro sábado de agosto (7). Às 18h, o Baú do Humor resgata cenas e quadros voltados para a relação pai e filho de programas como A Grande Família, Chico Anysio Show e Zorra. Logo após, às 18h30, o especial Tal Filho, Tal Pai (2010), que leva a relação de Fábio Jr e Fiuk para a ficção.

Retorno confirmado

Depois de Chico Pinheiro, no Bom Dia Brasil, a Globo confirmou a volta de Carlos Tramontina ao SP2. Vacinado com as duas doses de imunizante contra a Covid-19, o jornalista fará o seu retorno aos estúdios no próximo dia 2 de agosto. Em seu Instagram, o âncora confessou que está cheio de expectativas para a volta ao trabalho presencial. Ele está afastado da redação, presencialmente, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Reclame

O intervalo do Jornal da EPTV 2, da afiliada da Globo no interior de São Paulo e no Sul de Minas, vai contar com uma ação comercial ao vivo na próxima sexta-feira (30) – a primeira da história da emissora. A propaganda, planejada com a Construtora Patriani, será transmitida direto do local onde está sendo construído o Sirius Patriani, prédio mais alto de Campinas. O noticiário, cabe salientar, ostentou 19,6 pontos de audiência na última semana (19 a 23 de julho).

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›