Atrizes asiáticas se unem a Danni Suzuki: “Recebemos personagens bobos, superficiais”

Danni Suzuki
As atrizes Bruna Aiiso e Larissa Murai (Imagem: Divulgação / Montagem – RD1)

Atriz responsável por transmitir a live em que Danni Suzuki revelou ter perdido uma personagem inicialmente escrita pra ela em Sol Nascente, Bruna Aiiso voltou a falar sobre a falta de representatividade nas novelas durante um bate-papo com Larissa Murai, atriz de origem oriental conhecida por ter interpretado a Hana na novela Geração Brasil (2014).

Durante a conversa, as ex-globais reclamaram da estereotipização dos poucos papéis destinados aos orientais na TV. Bruna, que atuou em Bom Sucesso como Toshi Noshimura, uma tradutora japonesa apaixonada pelo Brasil, afirmou que os atores estrangeiros não costumam ter relevância nas novelas, o que impossibilita esses artistas a explorarem os universos de suas tramas.

“A gente recebe personagens tão superficiais e rasos que a gente não tem nem essa possibilidade de criar em cima. Eu acho que isso é uma característica dada a atores amarelos no Brasil. A gente acaba fazendo personagens que não tem tanta relevância”, comentou a atriz nipo-brasileira. “O estereótipo deixa os personagens sem faceta, sem graça, meio bobos até”, acrescentou Larissa.

Larissa Murai lembrou que, em Geração Brasil, o seu colega de elenco Rodrigo Pandolfo interpretou um repórter coreano, embora fosse branco. “Ele puxava bastante [os olhos], já que não era asiático. Na época eu não entendia nada sobre representatividade… Na verdade eu estranhei, mas não quis verbalizar que achava aquilo esquisito. Hoje eu vejo que aquilo não era legal, tinha gente [de origem asiática] pra fazer o personagem, isso que era mais doido”, opinou.

Bruna ironizou a situação e disse que pretende apresentar às produtoras de TV um catálogo com dezenas de atores asiáticos talentosos: “Não precisa contratar um ator branco e puxar os olhos dele. Tem outros tantos bons, experientes… Aliás, às vezes nem tão experientes porque não tiveram oportunidade”, reclamou.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por BRUNA AIISO 💛✊ (@brunaaiiso) em

CONTINUE LENDO →

Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no danielribeiro@rd1.com.br.