A Globo promoveu várias dispensas em seu casting nos últimos meses. As demissões que mais chamaram a atenção foram de veteranos. Em seu Twitter, o ex-autor da emissora Mauricio Gyboski desabafou sobre o assunto e falou das saídas de escritores.
VEJA ESSA
“Nem as falências de Tupi e Manchete geraram crise assim nas novelas. Aguinaldo Silva e equipe, João Ximenes, Claudia Lage, Calmon, Negrão, Suzy Pires, Adjafre, Berlinsky, Falabella, Beth Jhin, Paula Amaral, Izabel Oliveira, Mª Elisa Berredo, Paulo Cursino, Paulo Halm e…contando”, disparou ele.
O autor ainda ressaltou: “É sem precedentes! Nem quando Embrafilme fechou na era Collor foi tão brutal. A televisão salvou vários profissionais do cinema. Mas não se pode dizer que o inverso vai acontecer agora. Nem mesmo o streaming. HBO não comporta tantos talentos que estão no mercado. Triste demais!”.
Na semana passada, após os sucessos Totalmente Demais e Bom Sucesso, o autor Paulo Halm deixou a casa. O novelista estreou na emissora em 2008 e, no ano passado, saiu em busca de uma vaga na fila de produções do canal.
No âmbito das novelas, ele fez parcerias com Rosane Svartman, que por sua vez iniciou sozinha a criação da próxima novela das 19h, Cara e Coragem.
É sem precedentes! Nem quando Embrafilme fechou na era Collor foi tão brutal. A televisão salvou vários profissionais do cinema. Mas não se pode dizer que o inverso vai acontecer agora. Nem mesmo o streaming. HBO não comporta tantos talentos que estão no mercado. Triste demais!
— Mauricio Gyboski (@mauriciogyboski) March 21, 2022
Além de autores, atores também deixam a Globo
O canal agora colocou um ponto final no contrato com Nivea Maria. Depois de 51 anos, a atriz poderá trabalhar em qualquer outra emissora ou plataforma, assim como voltar ao canal carioca por meio de contrato por obra.
Nos últimos dias, Juliana Paes também entrou para a lista – que está cada vez maior – de artistas sem contratos fixos com a empresa. A atriz fez o anúncio em suas redes sociais, mas salientou que não é uma despedida da emissora.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]