O transplante de coração feito por Faustão no último final de semana continua rendendo muito assunto. Alguns internautas chegaram a acusar o apresentador de furar a fila de espera.
VEJA ESSA
Uma das pessoas que insinuou a atitude por parte do comunicador foi Cynthia Benini, ex-âncora do SBT. Em um vídeo explicativo a respeito da cirurgia feita pelo famoso, ela fez um comentário questionando a situação.
Na gravação, Carol Marcelino detalha o funcionamento do método de transplante do Sistema Único de Saúde, depois que surgiram os boatos em torno da “prioridade” dada a Fausto Silva.
Na gravação, a jornalista da CNN ainda rebate algumas informações falsas sobre a fila de espera para receber um coração.
“O paciente pode estar internado tanto no hospital público quanto no privado. A lista é a mesma. Essa lista serve para organizar o sistema, mas a prioridade de quem vai receber o órgão primeiro é estabelecida em alguns critérios técnicos”, declarou, em trecho da sua explicação.
Ela chegou a apontar algumas determinações que podem dar prioridade a alguns pacientes, como o tipo sanguíneo, peso, altura, compatibilidade e gravidade.
A ex-jornalista do SBT, então, questionou. “E? Nossa, que sorte ele teve então de ter peso, altura, e tipo sanguíneo compatíveis, né? Nada esclarecido”.
Ministério da Saúde chegou a rebater fake news envolvendo Faustão
Logo depois da notícia envolvendo Fausto Silva, o Ministério da Saúde se posicionou dizendo que o comunicador foi priorizado devido à gravidade de seu estado de saúde.
A pasta do governo federal ainda ressaltou que ele recebeu um coração após constatada a compatibilidade necessária.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]