Fátima Bernardes reage às críticas após errar a diferença entre transexual e travesti

Fátima Bernardes
Fátima Bernardes comentou sobre críticas que recebeu por fala sobre travestis (Imagem: Reprodução / Globo)

Fátima Bernardes usou um momento do Encontro, da Globo, nesta sexta-feira (3), para reagir às críticas ao seu erro em falar da diferença entre transexuais e travestis. No dia anterior, a apresentadora e o psiquiatra Jairo Bouer concordaram que ser travesti poderia ser uma “manifestação artística”.

“Quando ele [Jairo] respondia a dúvida de uma professora sobre a diferença entre travestis e transexuais, eu fiz uma observação de que a travesti poderia ser uma manifestação artística. Eu falei isso porque tive muita convivência com a Rogéria e ouvi várias vezes dela que ela não se via sempre como uma mulher, mas que a artista dela se manifestava como uma mulher e que ela se considerava a travesti da família brasileira”, iniciou a global.

A titular do Encontro seguiu e citou as queixas da comunidade LGBTQIA+ após a fala. Ela também disse que foi procurar entender melhor os termos e explicou que “ambas se identificam com uma identidade feminina”.

“Como o comentário gerou uma queixa na comunidade LGBTQIA+, eu fui tentar entender o que precisava ser dito e que não foi dito. Hoje, não se estabelece uma diferença visível entre uma travesti e uma mulher trans, ambas se identificam com uma identidade feminina em todos os momentos da vida, 24 horas por dia, em todas as suas atividades. É diferente daquela pessoa que se monta, que se veste de mulher para apresentar a sua arte, essas são as drag queens”, apontou ela.

Fátima Bernardes completou: “Eu fiquei muito feliz em ter tido essa oportunidade para aprender um pouco mais. Foi uma semana muito importante para nós aqui do ‘Encontro’, nós tratamos de vários aspectos e é muito importante para a gente tratar desse tema, tornar isso cada vez mais natural, sempre com respeito a todas as pessoas, independentemente da identidade de gênero, da orientação sexual delas”.

Nesta semana, o Encontro debateu temas relacionados à comunidade LGBTQIA+ em celebração ao Dia do Orgulho LGBTQIA+, comemorado na última segunda-feira (28).

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›