Exclusivo: Adriana Araújo faz balanço do Jornal da Record e fala de audiência e cenário

Adriana Araújo
Adriana Araújo fez um balanço do novo Jornal da Record (Imagem: Divulgação / Record)

Adriana Araújo conversou com o RD1 e fez um balanço do novo momento que o Jornal da Record vem atravessando em termos de audiência e repaginação. A apresentadora falou sobre o cenário da atração que apresenta ao lado de Celso Freitas e disse que o novo horário, às 19h45, trouxe mais frescor ao noticiário.

“A gente não anunciou na coletiva sobre a expectativa de aumentar a audiência, até porque expectativa não se anuncia. Queríamos mostrar algo consolidado para saber se de fato a estratégia estava certa. A gente sentia pela mudança que aquele horário era muito mais competitivo e o público pediu para gente estar mais cedo”, contou.

“Nós já imaginávamos que isso ia acontecer e foi comprovado que tivemos um crescimento significativo e, acho que por algumas razões: por essa demanda, e por esse pedido do público, que está mais acostumado a buscar pela notícia. Esse horário é o momento em que muitas coisas estão acontecendo e que a notícia está mais quente. É a notícia sendo mostrada na hora da notícia e você tem muita chance de fazer um jornal mais quente, em cima dos fatos com entradas, ao vivo”, afirmou Araújo.

“A mudança nos colocou num horário mais competitivo e nos trouxe o desafio para fazer um jornal mais dinâmico, mais ao vivo e o público sentiu isso e o número consolida o que a gente esperava. Estamos muito felizes com o resultado e com um jornal cada vez mais quente ao vivo”, explicou.

Adriana ainda opinou sobre o novo cenário do Jornal da Record e disse que houve quem o criticasse. “Eu acompanhei os comentários dos internautas nas redes sociais sobre o novo cenário do Jornal da Record. Teve gente que gostou e eu fiquei acompanhando com a hashtag #VoceNoJR para a gente pegar um termômetro e estar perto dessa temperatura do público. Muita gente elogiou como sendo um cenário moderno e novo, como também teve quem enxergou uma “nave azul” demais. Eu entendo e nunca haverá unanimidade. Sempre haverá um que gosta mais outro que gosta menos. Outro que tem uma opinião, mas o que eu acho mais importante é que o público entendeu e trouxemos um cenário completo que é a casa da notícia, a casa do Jornal da Record, que a gente circula por ali e falo com todo mundo. É um cenário completo e tem uma linguagem nova e muito mais moderna. Eu acho que o público compreendeu bem isso e eu adorei os memes”, divertiu-se.

Sobre alguns acontecimentos que viram memes nas redes sociais, Araújo contou que tudo faz parte de um programa ao vivo, mas há outros fatores que o público não sabe e acontece nos bastidores. A jornalista explicou o que houve com Celso Freitas, durante o retorno para a bancada, após noticiar um fato pelo telão.

Quando a gente vai para o intervalo, a gente chama e depois a gente dá uma esperadinha. É que no telão aparecem os créditos sobre o próximo assunto do próximo bloco. Se a gente caminha em cima, a gente fica em cima daquela frase. Então, o combinado é que a gente dê uma esperada para que o público tenha a oportunidade de ver o que está escrito e ver a imagem e, assim a gente anda depois”, disse.

O jornal é bem puxado. Às vezes, a gente dá aquela paradinha que a gente chama de paradinha do JR”, explicou a jornalista sobre a pausa na caminhada que Celso Freitas deu e foi criticado como “engessado”. “Isso já aconteceu comigo. Você tem que se lembrar que tem que dar uma paradinha para o público conseguir ler a frase que aparece no telão sobre o próximo bloco. Por estarmos na adrenalina de ver o que vai acontecer às vezes esquecemos”, finalizou Adriana Araújo.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Reuber DiirrReuber Diirr
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!