Exclusivo: Diretor da Band revela novidades para a programação esportiva em 2020

Band
José Emilio Ambrósio falou sobre o que virá na Band em 2020 (Imagem: Divulgação / Band)

A Band vem passando por uma série de reformulações em sua estrutura e investindo em programação. O RD1 conversou com exclusividade com o diretor de Operações e Esporte da emissora, José Emílio Ambrósio, que esclareceu algumas dúvidas em relação aos campeonatos que o canal poderá, ou não, adquirir nos próximos meses.

A Band voltou a ser o canal de esportes. Se você olhar a grade de programação da Band, tem produtos de primeira linha. Nós temos investido muito na base e no feminino. Agora, entrada da NBA e NBB. Então, você tem um cardápio muito variado“, começou Zé.

Sobre os campeonatos europeus – inglês, francês e alemão -, Ambrósio revelou que não há mais um “leilão” pelos direitos, como aconteceu antigamente. “Evidente que os produtos europeus são bem-vindos, só que negociação de direitos são outra coisa. Você não pode mais entrar naquela coisa inflacionada que era antigamente. Somos abertos a parcerias. Pagar pelos direitos onde você não consegue viabilizar, não tem condição”, destacou o executivo.

José Emílio ainda elucidou os planos sobre os campeonatos brasileiros para a nova grade de programação da Band. “Tudo é possível. Hoje você tem outra ótima na negociação de direitos. Temos uma parceria muito grande com a CBF [Confederação Brasileira de Futebol], com todo esse menu de base, feminino, etc, e estamos conversando com o resto. Mas vamos ver se conseguimos viabilizar. Hoje, a equação é muito simples: custo, ou seja, o que dá para pagar a conta, e o que você lucra. Não tem mágica. Não se investe mais aquela coisa absurda para ver retorno. Não existe nem isso mais no anunciante que não põe aquele dinheiro que colocava [como patrocinador]“, completou.

O diretor também analisou a lucratividade do futebol na grade do canal. “Eu acho que, ainda, é um produto que tem uma viabilidade muito mais rápida. O Brasil é o país do futebol, então, a gente vê o potencial disso, mas não é o mesmo custo e nem o mesmo preço de venda que era antigamente“, explicou.

Hoje você tem uma variação de esportes que rende demais. Por exemplo, todo sábado tem uma grade de MMA (Mixed Martial Arts) que vai bem, a audiência é excelente, agora, falta percepção do patrocinador para entrar nisso“, afirmou.

Questionado sobre o torcedor ter pedido um pouco o brilho nos olhos quando o assunto é Seleção Brasileira, principalmente depois do famoso “sete a um”, José Emílio não acredita que o futebol tenha deixado de ser o grande carro-chefe no gosto do brasileiro quando o assunto é esporte.

Eu acho que o torcedor é torcedor. Se põe bola pra rolar, o cara está torcendo. Eu acho que [o futebol] está passando por uma fase de transição, também. De experimento. Tecnicamente, está sendo estudado. Eu acho que a hora que a seleção entra [na TV], é imbatível. Não tem jeito“, reforçou.

Sobre as Olimpíadas de 2020, que serão realizadas em Tóquio, no Japão, José Emílio destacou os planos da Band nas transmissões dos jogos. “O COI (Comitê Olímpico do Brasil) fez, dessa vez, uma coisa diferente: ninguém tem exclusividade para a televisão aberta. Quem quiser, vai ter que comprar separadamente. A gente até conversou, mas você não consegue rentabilizar. Os horários são ruins. É madrugada e de manhã cedo. O patrocinador não paga a cota e os direitos, então, a gente resolveu esperar“, revelou o diretor que emendou: “Tem a França ainda pela frente”.

Sobre o canal BandSports, José Emílio ressaltou que o veículo é coordenado por uma área específica do Grupo Bandeirantes, mas disse que estão se organizando para as olimpíadas. “O nosso grande evento do ano que vem são as Olimpíadas e eles estão se preparando muito bem pra isso“, finalizou.

Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com passagens pela Record News ES e TV Gazeta (Globo/ES), é apaixonado por televisão e acompanha as coletivas de imprensa com matérias exclusivas em vídeos com os artistas para o RD1. Além disso, produz conteúdo multimídia com as principais informações dos famosos para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!

WordPress Lightbox