Clássico de Janete Clair, Pecado Capital (1975) estreia no Globoplay no primeiro trimestre de 2022. O folhetim estrelado por Francisco Cuoco, Betty Faria e Lima Duarte estava previsto para novembro deste ano. A coluna apurou, com exclusividade, que problemas técnicos envolvendo as mídias originais implicaram no adiamento. Tais percalços já foram solucionados.
VEJA ESSA
Pecado Capital foi concebida por Janete Clair em tempo recorde. A autora foi acionada para assumir a faixa das oito quando a censura do regime militar impediu a exibição de Roque Santeiro. A trama de Dias Gomes acabou vetada no dia do lançamento, obrigando a Globo a recorrer à reprise de Selva de Pedra (1972). Janete então deixou Bravo!, novela das sete, sob os cuidados de Gilberto Braga e foi desenvolver o novo folhetim do horário “mais nobre”.
A obra é sempre apontada como a virada da autora. Conhecida por seus enredos melodramáticos, Janete Clair fincou os pés no realismo a partir de Pecado Capital, apostando alto em mazelas urbanas. O enredo partia de Carlão (Francisco Cuoco), taxista que dispõe do dinheiro de um assalto esquecido no banco de trás de seu carro para solucionar problemas financeiros e enfrentar Salviano Lisboa (Lima Duarte), o empresário que lhe “toma” a namorada Lucinha (Betty Faria).
A trama contou com Débora Duarte, Dennis Carvalho, Rosamaria Murtinho, Emiliano Queiroz, Elizângela, Gilberto Martinho, Marco Nanini, Milton Gonçalves, Theresa Amayo, Elza Gomes, Leina Krespi e Lutero Luiz. Daniel Filho, que respondeu pela direção geral, contribuiu também com a sinopse, indicando alterações nos perfis dos personagens. A trilha, marcada pelo tema de abertura composto por Paulinho da Viola, reuniu Luiz Melodia, Martinho da Vila e Wando.
Queridinho dos noveleiros
Pecado Capital integra a iniciativa do Globoplay de resgatar clássicos da dramaturgia da Globo. O projeto, que deve durar mais de uma década, corre em paralelo ao Originalidade, que atualiza conteúdos já presentes na plataforma em versões mais próximas da exibição original, sempre que o acervo da rede de TV permitir. O Rei do Gado (1996) é a primeira grande entrega desta iniciativa – a íntegra da novela chega ao streaming no próximo dia 29.
Duh Secco é "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.