Exclusivo: Globoplay define prazo para estreia de Pecado Capital

Globoplay - Pecado Capital
Francisco Cuoco (Carlão) em Pecado Capital; novela de Janete Clair chega ao Globoplay em 2022 (Imagem: Divulgação / Globo)

Clássico de Janete Clair, Pecado Capital (1975) estreia no Globoplay no primeiro trimestre de 2022. O folhetim estrelado por Francisco Cuoco, Betty Faria e Lima Duarte estava previsto para novembro deste ano. A coluna apurou, com exclusividade, que problemas técnicos envolvendo as mídias originais implicaram no adiamento. Tais percalços já foram solucionados.

Pecado Capital foi concebida por Janete Clair em tempo recorde. A autora foi acionada para assumir a faixa das oito quando a censura do regime militar impediu a exibição de Roque Santeiro. A trama de Dias Gomes acabou vetada no dia do lançamento, obrigando a Globo a recorrer à reprise de Selva de Pedra (1972). Janete então deixou Bravo!, novela das sete, sob os cuidados de Gilberto Braga e foi desenvolver o novo folhetim do horário “mais nobre”.

A obra é sempre apontada como a virada da autora. Conhecida por seus enredos melodramáticos, Janete Clair fincou os pés no realismo a partir de Pecado Capital, apostando alto em mazelas urbanas. O enredo partia de Carlão (Francisco Cuoco), taxista que dispõe do dinheiro de um assalto esquecido no banco de trás de seu carro para solucionar problemas financeiros e enfrentar Salviano Lisboa (Lima Duarte), o empresário que lhe “toma” a namorada Lucinha (Betty Faria).

A trama contou com Débora Duarte, Dennis Carvalho, Rosamaria Murtinho, Emiliano Queiroz, Elizângela, Gilberto Martinho, Marco Nanini, Milton Gonçalves, Theresa Amayo, Elza Gomes, Leina Krespi e Lutero Luiz. Daniel Filho, que respondeu pela direção geral, contribuiu também com a sinopse, indicando alterações nos perfis dos personagens. A trilha, marcada pelo tema de abertura composto por Paulinho da Viola, reuniu Luiz Melodia, Martinho da Vila e Wando.

Queridinho dos noveleiros

Pecado Capital integra a iniciativa do Globoplay de resgatar clássicos da dramaturgia da Globo. O projeto, que deve durar mais de uma década, corre em paralelo ao Originalidade, que atualiza conteúdos já presentes na plataforma em versões mais próximas da exibição original, sempre que o acervo da rede de TV permitir. O Rei do Gado (1996) é a primeira grande entrega desta iniciativa – a íntegra da novela chega ao streaming no próximo dia 29.

MAIS LIDAS

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›