Expoente da Bossa Nova, João Donato morre no Rio aos 88 anos e causa é revelada

João Donato

João Donato morreu na madrugada desta segunda (Imagem: Divulgação)

Um dos expoentes da Bossa Nova, o músico João Donato morreu na madrugada desta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela família do artista e anunciada por César Tralli, no Encontro, da Globo.

O músico tinha mais de 70 anos de carreira, que ficou muito marcada pela criatividade e pelas misturas de vários gêneros musicais.

Segundo informações da emissora carioca, o multi-instrumentista faleceu em decorrência de uma série de problemas de saúde. Recentemente, Donato teve uma infecção nos pulmões.

O artista começou a sua carreira profissional em 1949, como integrante do grupo Altamiro Carrilho e Seu Regional. Em seguida, ele iniciou os estudos de piano.

Em 1953, decidiu formar o seu próprio grupo, Donato e Seu Conjunto e fez parte do grupo Os Namorados. Na sequência, ele formou o Trio Donato e mudou-se para São Paulo, onde atuou como pianista do conjunto Os Copacabanas e na Orquestra de Luís Cesar.

Na época, então, Donato gravou o primeiro LP: Chá dançante, produzido por Tom Jobim. Em seguida, transferiu-se para os Estados Unidos, onde atuou com Carl Tjader, Johnny Martinez, Tito Puente e Mongo Santa Maria.

O músico ainda excursionou com João Gilberto pela Europa. Em 1962, voltou para o Brasil, casado com a atriz norte-americana Patricia del Sasser. Ele fez também parcerias com Astrud Gilberto, Dorival Caymmi, Tom Jobim, Eumir Deodato, Stan Kenton, Nelson Riddle, Herbie Mann e Wes Montgomery.

César Tralli interrompe Encontro para noticiar morte de João Donato

No Encontro, nesta segunda, César Tralli entrou ao vivo e informou o público sobre o falecimento do músico.

Antes disso, o apresentador fez questão de desejar as boas vindas a Patrícia Poeta, que está retornando do seu período das férias.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]