Fábio Assunção reagiu após entrevista de Regina Duarte à CNN Brasil (Imagem: Fabiano Battaglin / Gshow)
Fábio Assunção desabafou após a entrevista constrangedora concedida por Regina Duarte à CNN Brasil na quinta-feira (7), Após minimizar os reflexos da ditadura na vida da classe artística, as mortes do período e seu chilique contra a imprensa, a secretária de Cultura foi chamada de “fantoche” e “escrava” pelo global.
VEJA ESSA
Como foco da sua crítica, o famoso citou o momento que a âncora Daniela Lima chamou um vídeo de Maitê Proença, que pediu um posicionamento da atriz sobre os próximos passos da pasta em ajuda aos artistas em meio à pandemia. Duarte, revoltada, não gostou de ser surpreendida pelo material e fez um barraco ao vivo.
“Maitê Proença, em sua entrevista à CNN, se dirige à senhora dignamente, respeitosamente, e falando por milhares de pessoas que trabalham na área cultural”, alegou Fábio Assunção. “A senhora, hoje com 73 anos, poderia tê-la escutado e oferecido uma resposta à altura de sua responsabilidade com a categoria. Em vez disso, a senhora a desprezou, esparramou seu sorriso falso e jocoso, como de costume”, disparou.
O ator lembrou que a ex-colega de Por Amor não estava em uma cena, mas caso ela estivesse se sentindo dentro de uma obra, a sua personagem era uma hilota. “Me senti enojado pela sua total desconsideração por todos aqueles que se empenharam muito, por décadas, para a senhora realizar seu ofício”, declarou.
Assunção citou Flávio Migliaccio, encontrado morto na última segunda-feira (4), com uma carta de despedida. “Ao vê-la falando sem nenhuma ciência, agitada e perdida, pensei imediatamente no Flávio [Migliaccio], em sua solidão, expressando o desamparo que impera no Brasil para com nossos idosos. Sinto vergonha nesse momento”, admitiu.
“Continue batendo continência e, muito antes que imagina, estará sem essa caneta nas mãos – caneta, aliás, que nem usou. E eu espero que, na sua atual e futura velhice, pessoas melhores que eu lhe deem acolhimento e amor”, manifestou. “Velhice é elogio, é sinônimo de sabedoria, mas a senhora continua com esse sorriso de fantoche e não engana ninguém. Lamento por sua presença e daqueles a quem serve. Vocês passarão. Que seja logo”, finalizou.
Confira:
Regina Duarte. Maitê Proença, em sua entrevista à CNN, se dirige à senhora dignamente, respeitosamente, e falando por milhares de pessoas que trabalham na área cultural. pic.twitter.com/jdg6qh79Ho
— Fabio Assunção (@FabioAssuncao) May 8, 2020
A senhora não está em cena e, se é que se sente em alguma obra, certamente está interpretando o papel de uma hilota. Me senti enojado pela sua total desconsideração por todos aqueles que se empenharam muito, por décadas, para a senhora realizar seu ofício.
— Fabio Assunção (@FabioAssuncao) May 8, 2020
Continue batendo continência e, muito antes que imagina, estará sem essa caneta nas mãos – caneta, aliás, que nem usou.
E eu espero que, na sua atual e futura velhice, pessoas melhores que eu lhe deem acolhimento e amor.— Fabio Assunção (@FabioAssuncao) May 8, 2020
Velhice é elogio, é sinônimo de sabedoria, mas a senhora continua com esse sorriso de fantoche e não engana ninguém. Lamento por sua presença e daqueles a quem serve.
Vocês passarão.
Que seja logo.@CulturaGovBr— Fabio Assunção (@FabioAssuncao) May 8, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].