Fábio Porchat doa R$ 240 mil para ajudar artistas afetados pela pandemia

Fábio Porchat
Fábio Porchat monta projeto para ajudar artistas durante a pandemia (Imagem: Reprodução / Instagram)

Do que depender de Fábio Porchat, os artistas afetados pela pandemia terão uma oportunidade de minimizar os danos com a própria arte. O famoso resolveu ir além em seu já conhecido Prêmio do Humor e vai financiar, do próprio bolso, três peças de comédia no valor de R$ 80 mil, cada.

As inscrições para iniciativa acontecem entre 1º e 31 de agosto, através do site (http://www.premiodohumor.com.br/), e os espetáculos podem ser de temática livre. A ideia é que a edição contemple os melhores artistas e espetáculos teatrais de humor no Rio de Janeiro e São Paulo, e que essas obras ganhem os palcos em 2022.

Para formar o júri, o idealizador foi exigente. Fazem parte os artistas Aloísio de Abreu, Sura Berdstchevsky, Ary França, Zezeh Barbosa e o jornalista Rafael Teixeira.

Entre as categorias serão eleitos melhor texto, melhor direção, melhor performance e melhor espetáculo de 2021. Na ocasião, também vai haver um prêmio especial e uma homenagem a um grande nome da comédia.

Para participar, há algumas regras indispensáveis. Por exemplo, é necessário que os espetáculos sejam inéditos, de humor e que seu elenco seja composto por, no mínimo, 50% de pessoas pretas. “Acho fundamental que a diversidade esteja incluída em todas as áreas e também no teatro. Temos o dever de fomentar esta ação onde quer que você se envolva“, pontuou o idealizador em vídeo postado no Instagram.

Ele se mostra animado com os desdobramentos do projeto que terá seu resultado divulgado em dezembro. “Queremos que o teatro volte a florescer pelos atores, pelos técnicos, por todos que trabalham e estão envolvidos no teatro“.

Porchat concluiu a sua fala se mostrando disponível a lutar, junto à classe, por seu desenvolvimento e retomada. “Enquanto eu estiver aqui, vou fazer de tudo para lutar pelo teatro. A pandemia tentou derrubar, mas a gente não vai deixar. O Prêmio do Humor foi criado para homenagear e incentivar os fazedores de comédia do teatro“.

Confira:

Elson Barbosa
Jornalista, encantado pelo entretenimento e pela possibilidade de contar e conhecer várias histórias ao mesmo tempo. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @ellsonbarbosa
Veja mais ›