Facebook é condenado após censurar vídeo de Fábio Porchat

Fábio Porchat
Facebook é condenado após censurar vídeo de Fábio Porchat e esposa (Imagem: Reprodução / Instagram)

O Facebook foi condenado pela Justiça de São Paulo a indenizar em R$ 28,1 mil um usuário da rede social que foi punido por compartilhar uma publicação envolvendo Fábio Porchat e Nataly Mega, esposa do apresentador.

Em julho de 2020, durante uma live entre Porchat e Guilherme Boulos (PSOL), a companheira do humorista passou de toalha atrás dele. Fernando Ribeiro Meirelles publicou o vídeo em sua página, chamada de Desmascarando.

O Facebook excluiu a publicação por entender que Meirelles propagou nudez sem autorização de Nataly. A rede social foi além e suspendeu o usuário por 90 dias do programa de monetização.

Para a Justiça, ele desabafou: “Além de estar envolta em uma toalha, a esposa de Fábio Porchat passa abaixada, sem que seja possível ver algo além de suas costas. O rosto da suposta vítima também não aparece”. A informação é do UOL.

Em defesa, o Facebook afirmou que o usuário violou os termos de uso da rede. “Foram aplicadas restrições com a finalidade de preservar a página do autor e educá-lo acerca do uso do serviço”, informou.

O juiz Mario Chiuvite Júnior não aceitou o argumento e entendeu que o Facebook apresentou uma justificativa rasa. “O vídeo mencionado não apresenta tal tipo de conteúdo”, constatou. O magistrado determinou o cancelamento da punição e a indenização.

A polêmica

Em julho de 2020, Fábio Porchat e Guilherme Boulos estavam em uma live no Instagram, quando o político viu uma mulher sem roupa passando atrás do apresentador do GNT. Ele perdeu a concentração na hora.

“… Estratégia muito bem calculada, sobretudo nas redes sociais usando algoritmo… Alguém passou de toalha aí atrás…”, disse Boulos. “Passou minha mulher. Todo mundo te viu…. Cara, e ela ainda tá pelada!”, reagiu Porchat, aos risos.

“Deu para ver?”, questionou Nataly. “Lógico que deu para ver. Totalmente. Até o Boulos viu!”, respondeu o famoso. “Peço perdão, Boulos!”, reagiu Nataly. “Não, tranquilo!”, desconversou o líder do PSOL. “Não, acho que o pessoal gostou. Deu uma aumentada aqui na live. Deu uma subida legal!”, brincou Porchat.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›