Falta de opções obriga a Record a reprisar novelas problemáticas

Apocalipse
Você não pediu, mas Apocalipse está de volta à programação da Record (Imagem: Divulgação / Record)

A pandemia provocada pelo novo coronavírus ocasionou um verdadeiro terremoto nas estruturas das principais emissoras de TV do país, que tiveram que paralisar as suas produções e recorrer aos seus acervos para tapar o buraco. A crise denunciou algumas fragilidades e trouxe de volta problemas que até então pareciam superados.

Na Record, o fechamento dos estúdios de gravação expôs acertos na estratégia de programação que certamente fará a Globo rever o seu planejamento. Enquanto Amor de Mãe teve que sair do ar apenas 5 dias depois da decisão de fechar os estúdios, por falta de capítulos inéditos, Amor Sem Igual continuará sendo exibida até o próximo dia 20, graças a boa frente de gravações.

Por outro lado, a emissora de Edir Macedo se depara com uma limitação em seu catálogo de novelas que culminará na reexibição quase que involuntária de Apocalipse a partir do dia 21. A trama bíblica foi um fracasso de audiência em 2017, enfrentou diversos problemas nos bastidores e não tem o escape de alívio cômico que o público cansado do noticiário pesado procura – critério principal para as escolhas de Fina Estampa e Totalmente Demais na Globo.

Das novelas produzidas nos últimos dez anos, a Record já reexibiu todas que tiveram bom desempenho na audiência, como Ribeirão do Tempo (2011), Vidas em Jogo (2012) e Os Dez Mandamentos (2015) – Rebelde (2012) foi a única que ficou de fora por problemas envolvendo direitos autorais, e até tramas menos gloriosas ganharam um repeteco, como Dona Xepa (2013), que inaugurou as reprises das tardes em 2015.

Considerando também que as novelas de sucesso dos anos 2000 já foram exibidas à exaustão, sobrou pouca opção para a Record. Apocalipse é a menor audiência entre as tramas bíblicas do canal – marcou apenas 8 pontos na média geral, mas ainda sim leva a vantagem de ser mais vista do que produções como Vitória (6), Pecado Mortal (6), Belaventura (6) e Balacobaco (7).

Enquanto isso, nas tardes…

Os Mutantes: Caminhos do Coração será a próxima reprise da programação vespertina da Record, dando continuidade à saga Caminhos do Coração. Mas a trama de Tiago Santiago também enfrentou muitos problemas na audiência, chegando a espantar uma pequena parcela do público do primeiro título da trilogia, o que se agravou com Mutantes: Promessas de Amor, o que se mostra certamente como uma escolha cercada de baixíssimas expectativas.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].