Fantástico fala sobre fascismo e divide opiniões nas redes sociais

Fantástico
Fantástico fala sobre fascismo e dá o que falar nas redes sociais (Imagem: Reprodução/ Globo)

O Fantástico surpreendeu o seu público ao falar sobre uma palavra que tem tomado conta das redes sociais nos últimos tempos: fascismo. Na edição deste domingo (7), o programa da Globo explicou o termo e acabou dividindo opiniões.

A reportagem apresentou um levantamento exclusivo em que o Google revelou que o termo bateu recentemente todos os recordes de procura no site de buscas. Inclusive, em debates acalorados, virou uma palavra usada para ofender interlocutores.

De acordo com a pesquisa, a busca por esse termo no site de buscas aumentou 1126% nesta semana em relação à anterior no Brasil. E mais, nunca antes o “fascismo” foi tão procurado na internet por brasileiros e americanos como atualmente.

O Fantástico também apresentou pontos que ligam eventos que acontecem hoje no Brasil e no mundo com práticas fascistas. “O regime fascista surgiu nos anos 20 na Europa e teve como marco mais representativo o fascismo italiano de Mussolini”, disse uma das fontes ouvidas pela reportagem. “Apareceu para impor a ordem, para recuperar os valores tradicionais”, acrescentou.

O repórter Murilo Salviano esclareceu: “O líder aparece como a personificação deste exemplo ideal de cidadão. Ele se diz o dono da verdade, para fazer com que as pessoas não busquem outras opiniões”.

A atração da Globo ainda citou as declarações recentes de Jair Bolsonaro (sem partido) chamando manifestantes antifascistas de “marginais e terroristas”, endossando um discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Nas redes sociais, o assunto causou polêmica. “A ‘Grobo’, que plantou a sementinha do fascismo, agora tem que explicar o que é fascismo no Fantástico, já é uma evolução, será?!”, afirmou um internauta.

“Que explicação porca do Fantástico sobre o que é fascismo. E é porca intencionalmente. ‘Fascismo é o discurso de ódio’, um dos historiadores define. Que simplismo vergonhoso. Parece que a Globo decidiu falar apenas para os convertidos”, comentou mais um.

“Fantástico falou do fascismo e em nenhum momento disse que eles eram anticapitalistas, pelo contrário, vinculou a ‘extrema direita’… a mídia não é manipuladora não rs”, criticou um terceiro.

Alguns telespectadores elogiaram a reportagem. “O Fantástico está explicando de forma bem didática o que é o fascismo, qualquer pessoa com senso crítico vai perceber que estão descrevendo o governo Bolsonaro, mas tão dizendo que o que tá acontecendo aqui não é fascismo”, desabafou uma internauta.

Confira a repercussão:

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.