O Fantástico, da Globo, repercutiu o caso envolvendo Klara Castanho, que revelou ter sido vítima de estupro, engravidou e decidiu entregar a criança para adoção. Nas redes sociais, um detalhe da reportagem rendeu: a exposição dos nomes de Antonia Fontenelle e dos jornalistas Leo Dias e Matheus Baldi.
VEJA ESSA
Os três foram envolvidos na situação por terem repercutido o assunto e “provocado” o desabafo íntimo da jovem atriz, que relatou ter desejado que o assunto ficasse em sigilo.
A matéria de Renata Ceribelli afirmou que tudo começou com um post do Matheus Baldi no dia 24 de maio, dizendo que Klara teria dado à luz a uma criança. A pedido da própria atriz esse post foi apagado, mas a notícia se espalhou.
O Fantástico, então, citou que, na última quinta-feira (23), “Antonia Fontenelle incitou ainda mais os comentários contra Klara na internet”.
“Sem citar o nome da atriz, ela disse em uma live, em tom bastante agressivo, que uma atriz de 21 anos teria engravidado e entregue o bebê para adoção. E depois disso, Klara se manifestou pela primeira vez sobre o assunto, através de uma carta aberta em sua rede social”, declarou Ceribelli.
Por fim, a reportagem explicou que, depois da divulgação da carta de Klara, Leo Dias, do site Metrópoles, publicou um texto detalhando o caso, inclusive com dados sigilosos e informações sobre o bebê.
O programa da Globo também expôs o pedido de desculpas do jornalista à atriz. “Ele diz que não deveria ter escrito nenhuma linha sobre esta história ou ter feito qualquer comentário sobre algo do qual não tem o direito de opinar”, disse a repórter.
Internautas reagem à matéria do Fantástico sobre caso Klara Castanho
No Twitter, a atitude do programa da Globo foi elogiada por muita gente. “Uma matéria inteiramente produzida por mulheres, com uma repórter mulher, com entrevistadas mulheres. O resultado costuma ser esse: nome aos bois, responsabilização, sem ignorar nenhum detalhe”, declarou uma internauta.
Outro telespectador disparou: “O #Fantastico macetou os criminosos que expuseram Klara Castanho e a criança”. Um terceiro usuário do microblog comentou: “O Fantástico batendo forte nos cretinos que divulgaram a história da Klara Castanho… acho é pouco (e isso sim é jornalismo)”.
Fantástico:
– Tudo começou com um post do jornalista Matheus Baldi em 24/5
– Na 5ª, Antônia Fontenelle incitou mais comentários contra Klara na internet. Após isso, Klara se manifestou numa carta
– Após a divulgação da carta, Léo Dias publicou um texto detalhando o caso pic.twitter.com/YX8SWhxBGK
— Samuel Pancher (@SamPancher) June 27, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]