Faustão tem situação envolvendo espera longa para transplante exposta

Henrique Carlos

21/08/2023

Faustão

Faustão tem situação envolvendo espera longa para transplante exposta (Imagem: Reprodução / Band)

No começo da noite do último domingo (20), o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, divulgou um novo boletim médico de Faustão. Os médicos revelaram que o apresentador precisou entrar na lista de espera para um transplante de coração.

Aos 73 anos de idade, Fausto Silva está na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, o famoso pode ter que esperar entre 12 e 18 meses para receber um novo coração. O sistema para esse tipo de procedimento é nacional e integrado.

O Hospital do Coração (HCor) confirmou as informações para a Folha de S. Paulo. Os profissionais ressaltaram que aproximadamente 40 mil pessoas aguardam por esse órgão no Brasil nesse momento.

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo é a responsável por gerenciar essa fila. Enquanto isso, também existem alguns fatores que podem acelerar esse processo, como o tipo sanguíneo, localização da pessoa e gravidade do caso.

Transplante de coração esperado por Faustão é um procedimento extremamente delicado

O procedimento envolve uma série de situações complexas, já que também é necessário o cuidado com o tempo do órgão fora do corpo. A localidade do paciente pode criar uma enorme burocracia para o transporte ser realizado.

Por outro lado, o SUS também dá prioridade para crianças como doadoras ou receptoras do coração. Nesse momento, a nota mais recente divulgada pelos médicos confirma que Faustão está em diálise.

Inclusive, também foi necessária a introdução de medicamentos para ajudar na circulação do sangue.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Henrique Carlos
Escrito por

Henrique Carlos

Apaixonado por televisão e cinema, desde 2009 trabalha com internet. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.