Federação das Escolas de Samba se revolta com pergunta de Vera Magalhães a Martinho da Vila

Vera Magalhães
Vera Magalhães tem sido criticada por pergunta a Martinho da Vila (Imagem: Reprodução / TV Cultura)

Vera Magalhães foi criticada por internautas e também alguns grupos que saíram em apoio a Martinho da Vila. A Fenasamba (Federação Nacional das Escolas de Samba) repudiou, nesta terça-feira (17), fato de a jornalista ter perguntado ao cantor, durante o Roda Viva, sobre a associação das milícias com as escolas de samba.

A nota assinada pelo presidente Kaxitu Ricardo Campos declarou que a postura da apresentadora foi desrespeitosa. “O sambista Martinho da Vila, um dos ícones do samba e do Carnaval, não tem nada a ver com o suposto envolvimento citado pela jornalista. Seria a mesma coisa que perguntar a Lionel Messi o que ele acha do fundo estatal do Qatar, um regime monárquico autoritário, pagar sua contratação pelo PSG”, comentou o comunicado.

A Fenasamba também acusou Vera Magalhães de tentar colar um estereótipo de violência às comunidades periféricas e, consequentemente, às escolas de samba.

“A sua pergunta parte de uma compreensão das escolas de samba, associações comunitárias de territórios periféricos, como locais de criminalidade, o que não é verdadeiro. É preciso considerar que se as periferias, onde as escolas de samba se situam, foram historicamente dominadas pela criminalidade, esta é uma responsabilidade do Estado, que não só permitiu, como incentivou essa dominação”, afirmou ainda o texto.

Para a federação das escolas de samba, a pergunta de Vera Magalhães deveria ser direcionada ao Estado, não às agremiações. “Esperamos que a jornalista tenha a mesma disposição para cobrar do Estado e dos governos uma posição sobre a presença de milicianos em suas atividades”, completou a nota.

Ao ser questionado na atração, Martinho da Vila respondeu dizendo que não tem notícia de milicianos vinculados a diretoria de alguma de samba alguma. “Eu não tenho notícia da milícia dirigindo uma escola de samba, miliciano dirigindo escola de samba. Na Vila Isabel, por exemplo, não tem”, declarou.

Luiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›