Felipe Neto gera discussão ao criticar leitura “forçada” de clássicos por jovens

Felipe Neto
Felipe Neto causou discussão ao opinar sobre literatura (Imagem: Reprodução / YouTube)

Felipe Neto surpreendeu no final de semana ao causar mais uma grande discussão. O youtuber provocou um burburinho nas redes sociais ao criticar autores como Álvares de Azevedo e Machado de Assis. Segundo ele, estes não são adequados para os adolescentes.

Além disso, o famoso falou que forçar a leitura de suas obras “gera jovens que acham literatura um saco”. Rapidamente, então, a situação criou uma polêmica e gerou revolta de escritores e anônimos.

“Forçar adolescentes a lerem romantismo e realismo brasileiro é um desserviço das escolas para a literatura. Álvares de Azevedo e Machado de Assis não são para adolescentes! E forçar isso gera jovens que acham literatura um saco”, disse o influenciador.

Ao ser criticado pela sua posição, Felipe Neto se defendeu, dizendo que muitas pessoas se traumatizam com a leitura. “Mano, larga o umbiguismo e vai ler os replies do meu post, vai ver quantas pessoas são negativamente impactadas pela forma como a literatura é dada nas escolas”, afirmou ele.

“Parabéns, em vez de criticar o sistema educacional brasileiro, você só conseguiu colocar um monte de adolescente contra seus professores, que muitas vezes tem que fazer das tripas coração, pra conseguir montar uma aula decente para seus alunos”, criticou a escritora Milena Placido.

A jornalista, escritora e produtora cultural Eliana Alves Cruz destacou que “Machado é para estudantes desde que haja mediação competente para esta leitura”.

A escritora Thalita Rebouças, por outro lado, repostou o comentário de Neto e disse concordar com o que foi dito pelo youtuber. “Concordo. Primeiro eles tem que gostar de ler. Só assim eles vão conseguir apreciar esse tipo de leitura”, disse a escritora best-seller.

Fábio AlmeidaFábio Almeida
Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email luizfabio@rd1audiencia.com
Veja mais ›