Felipe Neto usou o seu perfil no Twitter para questionar a estratégia usada pela Globo na divulgação da personagem de Paolla oliveira, a Vivi Guedes, em “A Dona do Pedaço”. Em paralelo à trama das 21h, a emissora montou um perfil oficial da influencer no Instagram.
O youtuber questionou não só a estratégia usada pelo canal como a audiência alcançada fazendo referência ao “baixo” número de seguidores em poucas horas da criação do perfil de Vivi Guedes.
“A Rede Globo colocou uma influenciadora vivida por Paola Oliveira na nova novela das 9. Como estratégia, criou um perfil real para ela no Insta e motivou todo mundo a seguir, injetando muita mídia para converter em resultado”, começou Neto. “Para poder converter seguidores, usaram a novela que é assistida, teoricamente, por muitas, muitas milhões de pessoas, segundo o Ibope e a própria Globo. Além disso, estamparam na capa da globo.com em posição de imenso destaque, além de Gshow e outros sites”, completou.
Felipe considerou toda a estrutura montada pela Globo impressionante para o alcance baixo no número de seguidores. “A parte interessante é ver qual é o poder real de conversão da indústria Globo para um perfil de rede social motivado por uma novela das 9. E o resultado foi, até agora: 136 mil seguidores em 17 horas. Um resultado no mínimo alarmante para o tamanho da mídia que investiram”, declarou.
O famoso comparou o número com o alcançado por ele e seu irmão no YouTube. “A via de comparação e curiosidade, o recorde de seguidores no YouTube em menos tempo é do canal ‘Irmãos Neto’, com 1.1 milhão de inscritos nas primeiras 24h de canal. E isso feito por 2 irmãos considerados infinitamente menores q uma novela das 9”, opinou.
Felipe Neto fez ressalvas sobre os seus levantamentos: “Claro que a comparação é entre uma mídia offline tentando jogar para uma mídia online, enquanto a gente era online para o online, mas ainda assim, é um sinal claro de como o poder da mídia offline decaiu em relação ao engajamento e público jovem. Acho interessante de analisar”.
O youtuber continuou: “Óbvio que 136 k seguidores no perfil de uma personagem é um número grande, mas nós estamos falando de Rede Globo. A empresa informa que atinge 100 milhões de pessoas diariamente. Logo, era de se imaginar que quebrasse recordes mundiais quando começasse a migrar de vez para o digital. Por isso que a análise aqui não é se o perfil com 136 k seguidores é um sucesso ou um fracasso. A análise é: a Globo ainda é a Rede Globo de outrora? Esse é o ponto para refletir”.
Confira:
1) Case interessante de analisar.
A Rede Globo colocou uma influenciadora vivida por Paola Oliveira na nova novela das 9.
Como estratégia, criou um perfil real pra ela no Insta e motivou todo mundo a seguir, injetando MUITA mídia pra converter em resultado.
(continua) pic.twitter.com/TNXHnYXVHV
— Felipe Neto (@felipeneto) 29 de maio de 2019
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].