“Feliz com o carinho”, diz Letícia Tomazella, a Arlete de “As Aventuras de Poliana”

Letícia Tomazella, profissional tarimbada no teatro; em excelente momento na TV com “As Aventuras de Poliana” (Imagem: Gustavo Arrais / Divulgação)

Quem vê a divertidíssima Arlete, a manicure que apronta todas em “As Aventuras de Poliana”, nem imagina o longo caminho percorrido por Letícia Tomazella, antes de se entregar a este novo desafio profissional. Paulista do interior – mais precisamente de Monte Azul Paulista –, Letícia iniciou a carreira quando pequena, tal qual muitos de seus colegas de elenco na novela do SBT.

Talvez isso a faça ver a arte como essencial às crianças. “Nos faz ampliar o olhar sobre a vida, sobre o ser humano, sobre nós mesmos. Toda criança, independentemente de suas ambições profissionais, deveria ter a arte como integrante de sua vida. Cabe aos pais proporcionar e estimular isso”, afirma, em bate-papo exclusivo com o RD1.

A atual personagem é definida por Letícia Tomazella como “uma mulher estabanada e ambiciosa”. Arlete vive fazendo o marido Lindomar (Ivan Parente) de gato-e-sapato. Mãe do desajeitado Vinícius (Vincenzo Richy), ambiciona estar cada vez mais próxima de Verônica Pessoa (Mylla Christie), cliente endinheirada que a cobre de presentes usados: “Luta pelo que quer, mas do jeito errado”, conclui. Enquanto isso, “quebra o pau” com a vizinha Gleyce (Maria Gal).

Formada em Letras na UNESP, São José do Rio Preto, Letícia descobriu a arte em cursos de Bhá Bocchi Prince, na Escola de Arte Dramática da USP. Há dez anos, Tomazella também ingressou no EAD, concluindo o Mestrado em Teoria Literária, a partir da análise duas peças de Nelson Rodrigues. No teatro, trabalhou com Leonardo Medeiros e Clarice Niskier – a Haydée, de “Carinha do Anjo” (2016) –, que dirigiu uma de suas peças.

Eu sou uma artista muito sedenta. Gosto de criar livremente. Pra isso, só tendo o próprio projeto. Minha próxima peça como autora (e também atriz, pois escrevo sempre pra mim mesma) está sendo tecida aos poucos e estreará no Instituto Cultural Capobianco, aqui em São Paulo, provavelmente dentro de um ano”, garante Letícia.

No momento, porém, nada de novas empreitadas nos palcos: “Por enquanto, estou só com a novela e conciliando com a escrita. Pretendo ficar mais alguns meses assim, e só daqui a um tempinho estrear algo novo em paralelo. É possível também que eu esteja em uma peça de outro autor no segundo semestre”, adianta.

Na TV, Letícia Tomazella estreou em “Amor à Vida” (2013), de Walcyr Carrasco. Também esteve na HBO, atuando em “O Negócio” (2014). Antes de chegar ao SBT, participou de “A Terra Prometida” (2016), da Record. Com 20 curtas e 2 longas-metragens no currículo, Tomazella ostenta ainda dois prêmios – um deles pelo teatro; outro pelo curta-metragem “Popokas”. Em 2014, esteve na coprodução Brasil – Colômbia, “Além Daqui”, com o renomado ator colombiano Andrés Sandoval.

Mas, certamente, nada se compara ao êxito de “As Aventuras de Poliana”: “As crianças e adolescentes me param na rua, falam da novela… Fico feliz com esse carinho todo! E nas redes sociais também… Além de afetuosos, os fãs são muito criativos e criam páginas e posts engraçados e alegres”, comemora.

Saiba Mais:

Marcos Lazarini troca a Globo pela Record e integrará equipe autoral de “O Tempo Não Para”

SBT agenda estreia de “Carrossel”, substituta de “Amanhã é Para Sempre”

Duh Secco
Escrito por

Duh Secco

Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.