Fernanda Montenegro revela preconceito na profissão de atriz

Fernanda Montenegro revela preconceito com a carreira de atriz (Imagem: Reprodução / Instagram)

Fernanda Montenegro, 92 anos, revelou que sofreu preconceito por ser atriz. Em entrevista ao jornal O Globo, a famosa contou que a profissão artística ainda sofre com o preconceito daqueles que não entendem o trabalho e o descrevem com termos ruins.

“O ator faz a criação na pele. Mas ainda é uma profissão que sofre preconceito, até do ponto de vista intelectual. ‘Ator é burro’, ‘ator não pensa, ator fala’… Você pode ser um mau escritor que não tem importância. Mas você não pode ser um mau ator porque senão você não existe. Publicamente você não pode propor outros caminhos. Ou você é ou não é. Não há subterfúgios”, desabafou Fernanda.

Recentemente, Fernanda foi eleita para a cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). A atriz conta como está se preparando para ocupar o espaço. “Estou lendo a biografia de meu antecessor e discursos históricos de posse. Estou completamente entregue ao conhecimento interno da Academia. (…) Agora estou diante de um mundo completamente novo para mim, que é entrar para uma Academia com a dimensão histórica que tem”, revelou.

“De certa forma, é isso. Com o passar dos anos, você vê todo o processo da vida como se fosse um texto de personagens que vai ter que carnificar. Isso vai ficando na vida do dito ator ou atriz. Quanto mais você é devoto e vocacionado, mais você se “deforma” diante dos fatos da vida. E eu sou devota”.

A carreira de Fernanda Montenegro

Fernanda é considerada uma das maiores atrizes do Brasil. Além de atuar nas novelas e filmes de sucesso, a famosa já ganhou o prêmio Emmy Internacional e é autora de livros.

A artista também concorreu ao Oscar de 1999 como Melhor Atriz por sua atuação no filme Central do Brasil.

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›