A partida entre Portugal e Uruguai da Copa do Mundo, nesta segunda-feira (28), teve um momento bem inesperado. O jogo foi interrompido após uma invasão no gramado e a Fifa cortou a transmissão imediatamente. A Globo e o SporTV acabaram revoltando muitos internautas.
VEJA ESSA
Tudo aconteceu quando uma pessoa com uma bandeira com as cores do arco-íris, de tema LGBTQIAP+, entrou no campo. O homem foi derrubado e retirado por dois seguranças do estádio Lusail, momentos depois.
Além da bandeira em apoio à comunidade LGBTQIAP+, o espectador estava vestido com uma camisa pedindo respeito às mulheres iranianas nas costas.
A Fifa logo interrompeu a transmissão. Na Globo, Luis Roberto narrou o que ocorrido e explicou os telespectadores. Ele disse que a organizadora do Mundial evita mostrar quando há invasão de campo e, por isso, a cena não estava sendo transmitida.
“A pessoa que invadiu já foi controlada pelos policiais do Catar. A segurança não é feita como nos estádios do Brasil. Ele entrou com uma bandeira, não chegou a desfraldar, uma bandeira pequena. Eu não consegui decifrar. Se alguém conseguir, por favor”, declarou o narrador.
No Twitter, porém, internautas criticaram a postura do global. “Ele é algum tipo de alienado ou está usando uma venda? Ele não sabe que isso aí é a bandeira do movimento LGBTQIA+? Pelo amor”, disparou uma pessoa.
Além da Globo, SporTV é criticado
Já Luiz Carlos Jr, na transmissão pelo SporTV, citou a bandeira e relembrou o episódio em que sete seleções europeias foram proibidas de protestos na Copa do Mundo. O narrador foi criticado ao falar em “homossexualismo”, termo pejorativo para se referir à comunidade.
Confira a repercussão:
Um manifestante invadiu o campo com uma bandeira. Luis Roberto , o narrador da @geglobo @sportv , disse que não conseguiu vê-la. Ele é algum tipo de alienado ou está usando uma venda? Ele não sabe que isso aí é a bandeira do movimento LGBTQIA+? Pelo amor! #Qatar2022 #PORURU pic.twitter.com/2oWGFLkLyq
— Alex: 🇦🇹🚩✡ (@Alex_Shtv) November 28, 2022
Só a Globo não identificou a bandeira. Voltou a ser a verdadeira Globo. https://t.co/fsPhHe2e1S
— Roberto Nobre (@Roberto36249607) November 28, 2022
E a Globo falando que não conseguiu reconhecer a bandeira do protesto no jogo de Portugal versus Uruguai?! Globo golpista será sempre um lascou presta país!
— Cesar Villavicencio (@CesarMarinoV) November 28, 2022
O nareador da Globo tentou disfarçar falando aue não sabia que bandeira era mas nós vimos
— Leandrotron (@leandrotron) November 28, 2022
Locutor da Globo dizendo que não reconheceu a bandeira levada pela pessoa que invadiu o gramado. Era uma bandeira LGBTQI+. Impossível ele não ter reconhecido.
— Gustavo Ferreira Santos (@gferreirasantos) November 28, 2022
Kkkk invadiram o campo agora com a bandeira LGTVHDMI+ e adivinha a ração da Globo? incinerou, não mostrou e os comentaristas fingindo que nada aconteceu…
O dinheiro manda! E ainda tem esquerdopata defendendo essa emissora kkkkkk
— 𝐎 𝐓𝐈𝐎 𝐃𝐎 𝐙𝐀𝐏! (@OTioDoZAP) November 28, 2022
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]