A atriz Mariana Rios revelou, durante participação no programa Saia Justa (GNT), que seu primeiro filho com o economista Juca Diniz se chamará Palo.
A escolha gerou curiosidade e repercussão nas redes sociais, levando a artista a explicar o significado e o motivo do nome.
De origem espanhola, Palo significa força, resistência e resiliência. A palavra também faz referência a troncos de árvores, que crescem em direção ao alto, criando raízes e frutos. Na tradução literal, “palo” quer dizer “madeira” ou “pau” em espanhol.
Além disso, “Palo” é o nome de uma religião afro-cubana, também chamada de Palo Monte ou Palo Mayombe, com raízes na África Central.
Um nome raro no Brasil
Segundo dados do Censo Demográfico de 2010, existem apenas 689 registros do nome no país, sendo mais comum nas regiões Sudeste e Sul, especialmente em São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.
Desabafo de Mariana Rios sobre a escolha
Após a repercussão, Mariana usou o Instagram para deixar um recado emocionado ao filho, ressaltando que o verdadeiro significado do nome será construído por ele próprio.
“Quantas pessoas têm nomes comuns e são extraordinárias, e quantas têm nomes fortes e não fazem jus a eles. Faça do seu nome o melhor que você pode fazer. Quem decide isso é você”, declarou.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]