Filme que inspirou “Vale Tudo” vira base para trama de Walcyr Carrasco

Da Redação

03/01/2019

Joan Crawford

Joan Crawford em cena de “Mildred Pierce” (1945), filme que inspira “Dias Felizes” (Imagem: Reprodução / IMDB)

Não será propriamente “Vale Tudo” – clássico de Aguinaldo Silva, Gilberto Braga e Leonor Bassères – a base de “Dias Felizes”, novela de Walcyr Carrasco que substitui “O Sétimo Guardião” em junho de 2019. O folhetim, com direção artística de Amora Mautner, bebe na fonte de “Mildred Pierce”, filme de 1945, dirigido por Michael Curtiz – também inspiração da trama de 1988, em reprise no Canal Viva.

A informação é da jornalista Cristina Padiglione. O longa-metragem, rebatizado “Alma em Suplício” no Brasil, rendeu o Oscar de melhor atriz a Joan Crawford, intérprete de Mildred Pierce, suspeita de assassinar o segundo marido, Monte Beragon (Zachary Scott). O primeiro esposo, Bert Pierce (Bruce Bennett), também é investigado.

É para defendê-lo que Mildred revisita sua trajetória, em depoimento à polícia: ela vendia bolos para sustentar a casa e fazer as vontades da filha Veda (Ann Blyth); abandonada por Bert, Mildred se emprega como garçonete num restaurante até, que tempos depois, abre seu próprio negócio, casando-se com o dono do imóvel onde monta o estabelecimento, o bon-vivant Monte Beragon.

Em “Dias Felizes”, Maria da Paz (Juliana Paes) deixa o Espírito Santo após acreditar que o marido, Amadeu (Marcos Palmeira), está morto. Enquanto luta para sobreviver em São Paulo, a boleira se vê envolvida pelo playboy Régis (Reynaldo Gianecchini), que também desperta o interesse de Lurdes (Agatha Moreira), a filha ambiciosa de Maria. O clímax se dá quando Amadeu reaparece.

Já em “Vale Tudo”, os autores absorveram de “Mildred Pierce” o conflito de mãe e filha, reproduzidas em Raquel (Regina Duarte) – que, assim como Mildred, empreende no ramo culinário – e Maria de Fátima (Gloria Pires). O filme foi reverenciado numa cena do primeiro capítulo, na qual Raquel, então atuando como guia de turismo, atende uma senhora chamada “dona Mildred”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.