A Globo vai finalizar o processo de digitalização da TV aberta no próximo dia 18 de agosto. A decisão marca uma etapa importante: o desligamento definitivo do sinal analógico captado pelas parabólicas.
Iniciada em 2022, a iniciativa da Anatel busca uma transição gradual das antenas receptoras para o modelo digital, que garante maior qualidade de imagem e som e sinais regionalizados.
O canal tem exibido informativos nos intervalos comerciais. O desligamento do sinal analógico é uma etapa intermediária dessa transição que terminará em dezembro com o desligamento das parabólicas antigas.
Em nota, a emissora líder de audiência diz que segue empenhada “em garantir o acesso gratuito e de qualidade à sua programação” e lembra que está entre as “últimas emissoras a desligar seu sinal analógico”.
Globo está há 2 anos com campanha
Desde 2022, a campanha da emissora Antenor, o Antenista tem informado o público sobre a importância de se preparar para a troca dos equipamentos para manter o acesso aos canais da TV aberta.
Os usuários com antena parabólica analógica precisam fazer a troca pela versão digital para continuar acessando a TV aberta gratuitamente. A outra opção é assinar com uma operadora de TV.
Para quem faz parte do Cadastro Único do Governo Federal, a troca é gratuita e deve ser agendada pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site sigaantenado.com.br.
Quem não possui o cadastro, a indicação é recorrer a um profissional técnico especializado em instalação de antenas para fazer a troca.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].