Fora da Globo, Copa América deve perder metade da audiência no Brasil

Copa América
SBT transmitirá Copa América; agência de notícias internacionais avalia repercussão do evento no Brasil (Imagem: Reprodução / SBT)

Dois fatores importantes devem determinar a possível perda de relevância da Copa América no Brasil. Com transmissão exclusiva pelo SBT, o campeonato não conseguirá atingir o mesmo público de 2019, quando teve seus jogos exibidos pela Globo, de acordo com uma projeção feita pela Associação de Imprensa dos Estados Unidos.

Em um artigo publicado nesta semana, a agência de notícias de Nova York lembra que a final da Libertadores, na emissora de Silvio Santos, foi acompanhada por 33 milhões de pessoas em fevereiro, exatamente a metade da audiência conquistada pela Globo no ano anterior.

A quase nula familiaridade do SBT com o futebol, segundo a publicação, fará com que os jogos tenham menos relevância do que a Eurocopa, transmitida pela líder de audiência.

O segundo fator destacado pela Associação é que, em 2019, a Copa América também foi transmitida pela TV através do SporTV. Junto com a audiência da televisão aberta, os jogos chegaram a ser vistos por 140 milhões de pessoas.

Neste ano, o torneio será transmitido por uma plataforma recém-lançada criada pelo SBT e pela Conmebol.

Projeção

Talento revelado por Lázaro Ramos através do espetáculo Jornal The Rolling Stones (2017), Indira Nascimento é um dos nomes do elenco de Um Lugar ao Sol, próxima novela das nove da Globo. Na trama escrita por Lícia Manzo, ela será Janine, amiga da protagonista Bárbara (Alinne Moraes).

Pandemia

A Record intensificou os cuidados com os protocolos de segurança na sua dramaturgia. Testes do tipo PCR para Covid, considerado o mais confiável para a detecção do vírus, são feitos todos os dias antes das gravações de Gênesis. Os atores só não passam pelo exame nos dias de folga.

Um bom lugar para encontrar…

O Canal Viva confirmou a exibição de Paraíso Tropical (2007) na sequência de A Viagem (1994). A novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, nunca reprisada, chega à TV paga no próximo dia 5, 15h10 e 23h45 – com maratona nas tardes de domingo, além da hospedagem no Viva Play e no Globoplay + Canais Globo.

Nas redes sociais, há quem diga que o horário escolhido não é “nobre” como o das 23h, que abriga Da Cor do Pecado (2004). Bobagem. A faixa é estratégica, especialmente à noite: recebe do primeiro folhetim com a missão de manter o público para as duas produções seguintes.

Não à toa, passaram por ali clássicos como Mulheres de Areia (1993), A Gata Comeu (1985), Tieta (1989), Vale Tudo (1988), Chocolate com Pimenta (2003) e a própria A Viagem.

MAIS LIDAS

Duh Secco e Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Luiz Fábio Almeida, editores-assistentes do RD1 e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›