Fórmula 1 troca a Globo pela Band e tem audiência digna de teleculto

Fórmula 1
Fórmula 1 na Band registra baixa audiência com o GP dos EUA (Imagem: Reprodução / Band)

Se a Band pretende renovar os direitos de transmissão da Fórmula 1 para 2023 em diante tem a obrigação de apresentar números melhores para a Liberty Media. No último domingo (24), o GP de Austin, nos Estados Unidos, ficou abaixo dos 3 pontos em várias praças do país.

A vitória apertada de Max Verstappen, da Red Bull Racing, em mais uma disputa emocionante com Lewis Hamilton, da Mercedes, obteve o melhor resultado em São Paulo, com média de 2,8 pontos, e garantiu o 4º lugar isolado, atrás de Globo, SBT e Record.

Depois da praça mais importante do mercado publicitário, a Fórmula 1 foi mais vista em Florianópolis, com 2,6 pontos de média, seguido de perto por Campinas. Por lá, o Grande Prêmio de Austin consolidou 2,5 pontos. Em Manaus, 2,3 pontos, e em Vitória, 2,1 pontos.

Mais praças

No Distrito Federal, a corrida que deu mais vantagem para a liderança de Verstappen na briga pelo campeonato mundial registrou 2,0 pontos de média. Na sequência veio Curitiba, com 1,8 ponto, e Belo Horizonte, com 1,7 ponto.

A média seguiu abaixo dos 2 pontos em Salvador (1,4), Rio de Janeiro (1,2), Belém (0,9), Goiânia (0,9), Porto Alegre (0,9), Recife (0,6) e Fortaleza (0,4). No PNT (Painel Nacional de Televisão), o conjunto da obra deu 1,9 ponto de média.

Nova casa da Fórmula 1

O canal da família Saad assumiu o controle das transmissões da Fórmula 1 no início deste ano e às pressas contratou narrador, comentaristas, repórter e produtor, todos ex-globais. O primeiro patrocinador foi anunciado às vésperas do início do campeonato.

O canal já chegou ao segundo lugar de audiência, mas a ideia era que a audiência do GP de Austin fosse melhor por causa do horário, das 16h às 18h, longe do horário tradicional das corridas exibidas na Europa, às 8h ou às 9h.

A etapa da Fórmula 1 competiu com Internacional x Corinthians, partida válida pelo Campeonato Brasileiro, exibido na Globo, além do Programa Eliana, no SBT, e do Hora do Faro, na Record.

MAIS LIDAS

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›