Françoise Forton nos abrilhantou com dezenas de trabalhos na TV, no teatro e no cinema; mas entristeceu o Brasil com a notícia de sua partida. A veterana faleceu neste domingo (16), vítima de um câncer que vinha tratando.
VEJA ESSA
A atriz estava internada há 4 meses na Clínica São Vicente, na zona sul do Rio de Janeiro. Vale lembrar que a artista passou pelo mesmo dilema em 1989, quando gravava Tieta, só que conseguiu se ver livre da doença.
Com o falecimento, fica o agora viúvo e produtor cultural Eduardo Barata, o filho Guilherme Forton Viotti, e as enteadas Maria Eduarda e Maria Antônia (filhas de seu então marido).
Carreira de Françoise Forton
A atriz nasceu na capital carioca no dia 8 de julho de 1957; e começou sua carreira artística ainda adolescente, em 1969, na novela A Última Valsa, na Globo. Depois disso, mais de 40 novelas e incontáveis participações na TV.
Um papel de destaque, no meio de tantos, foi Tetê, de Estúpido Cupido (1976), que falava da sociedade brasileira na época. Em seus 50 anos trabalhando, marcou seu nome em tramas como Tieta, Bebê a bordo, Meu Bem Meu Mal, Perigosas Peruas, Explode Coração e I Love Paraisópolis. Atualmente pode ser vista na reprise de O Clone.
No cinema, Françoise estrelou filmes como Marcelo Zona Sul (197), Jardim de Alah (1988) e Coração de Cowboy. Nunca abandonou o teatro e ganhou em 2011 um prêmio no Festival Internacional de Angra, por Chopin Sand?.
Atriz deixa saudades
Em suas publicações mais recentes, chegaram vários comentários lamentando a morte de Forton. “Descanse em paz”, escreveu Adriana Lessa. Bárbara Bruno, que perdeu a mãe Nicette Bruno para a Covid-19, disparou emojis de coração.
O ator Mouhamed Harfouch prestou solidariedade: “Muito triste a partida tão precoce da querida e talentosa Françoise Forton. Meus sentimentos aos amigos, familiares e ao querido Edu Barata. Força, muita força”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram
Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.