Geraldo Azevedo lembra tortura na época da ditadura

Geraldo Azevedo
Geraldo Azevedo lembrou sessão de tortura durante o regime militar (Imagem: Divulgação)

O cantor pernambucano Geraldo Azevedo concedeu uma entrevista ao jornal O Globo,  contou detalhes da carreira e falou sobre o passado, quando chegou a ser preso e torturado pelo regime militar.

Eu convivia com muitas pessoas. Havia umas reuniões no Teatro Glaucio Gil em que ia muita gente, o Glauber Rocha, Caetano… E me pediram para fazer um abaixo-assinado contra a censura. Passei 40 dias preso na Ilha das Flores, 20 numa solitária, fui muito torturado, tomei muita porrada. Durante as sessões, eu dizia que não tinha nada a ver com aquilo, que só fazia música e desenho”, lembrou.

O músico ainda contou que não foi mais torturado graças ao seu talento. “Me deram um violão para tocar. Toquei e o torturador se sensibilizou e não me torturaram mais. Fui solto por causa do violão. Queriam que eu tocasse na festa do comandante e eu disse que só tocaria se fosse livre. Quando me soltaram, tive que tocar na festa dos oficiais”, disse.

Em 1975, durante o governo Geisel, Azevedo foi preso uma segunda vez, após ser denunciado e teve a identidade trocada. “Acharam que eu era um tal de Valério. Sofri muito para provar que não era. Até que me safei. Mas enquanto fiquei lá… Esse lugar que a gente ficava era dentro de um frigorífico, tudo coberto de gelo, uma sirene tocando sem parar e um breu absoluto“, explicou.

“Eu tinha a música ‘Caravanas’ na novela ‘Gabriela Cravo e Canela’, da Globo, e na hora da novela me botavam para cantar. Ficava encapuzado, nu e eles em volta: ‘canta, canta’. Aí começavam a bater e eu cantava, né? Chegava um mais atrevido e dizia ‘agora canta e dança’. Eu ficava lá rodando feito um otário.”

Geraldo, que é favorável à legalização da maconha, afirmou que faz o uso recreativo da erva com frequência. “Não considero droga, é uma planta. Só não fumo mais porque faz mal à voz”, confessou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.