Parece que a paz voltou a reinar entre a Fifa e a Globo, pelo menos por enquanto. Isso porque a emissora renegociou uma dívida que tinha com a entidade. A previsão é que a empresa da família Marinho consiga quitar a pendência financeira após a pandemia da Covid-19. Além disso, o canal já planejou a exibição de mais eventos da federação em TV aberta.
VEJA ESSA
Segundo o Notícias da TV, isso não é em vão. O canal está visando a renovação do contrato para exibir no Brasil a Copa do Mundo de 2026. No ano passado, a Globo entrou com uma liminar para que houvesse o pagamento da parcela de 2020 do contrato pelos direitos de eventos da Fifa. O valor é de US$ 90 milhões – R$ 476 milhões na cotação atual.
Como justificativa, a líder de audiência alegou que a pandemia resultou na diminuição da receita financeira, o que impediria o pagamento.
Na ocasião, a Fifa quis receber o valor imediatamente no segundo semestre de 2020, mas a Justiça deu vitória à emissora. O processo acabou sendo arquivado em março deste ano e as partes optaram por ajustar o problema de forma amigável.
De acordo com o site, a Globo fez um acordo para pagar a divida de forma parcelada durante os próximos três anos, mesmo após o fim do contrato, que chega ao fim em 2022. A parcela de 2021 já foi paga em junho.
Parcialmente resolvido esse problema, a emissora está de fato de olho na renovação do contrato para depois de 2023, o que contempla a Copa do Mundo de 2026. Prova disso é que, pensando na política da “boa vizinhança”, ela decidiu incluir na sua programação o jogo entre Brasil e Suíça, pela estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de Futebol de Areia. Para isso, a Sessão da Tarde e o Jornal Hoje serão encurtados na programação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV. Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.