Globo anuncia homem negro na previsão do tempo após duas décadas

Marcelo Pereira
Marcelo Pereira vai assumir vaga de plantonista na Globo (Imagem: Reprodução / TV Fronteira)

A Globo está treinando Marcelo Pereira, repórter de São Paulo, para substituir Jacqueline Brazil no Hora Um e Bom Dia São Paulo, os primeiros telejornais do dia da grade do canal na capital paulista. Em 56 anos de história, ele vai ser o segundo homem negro na apresentação da previsão do tempo.

O primeiro apresentador negro a comandar a previsão na emissora foi Carlos Magno, fundador do Climatempo, no Jornal Nacional em 1996. Segundo informações do Notícias da TV, Marcelo Pereira está trabalhando ao lado de Jacqueline desde a semana passada.

Pereira vai substituir Brazil no feriado prolongado da Independência do Brasil, e estará no H1 e no BDSP nos dias 6 e 7 de setembro. Nos últimos dias, ele tem se dividido entre o aprendizado sobre meteorologia e o trabalho como repórter de rua.

Sucesso na TV Fronteira, afiliada do canal em Presidente Prudente, Marcelo Pereira é da Globo SP desde março. Ele faz parte da iniciativa criada por Ana Escalada, nova diretora de Jornalismo de São Paulo, de ampliar a diversidade de profissionais dentro e fora dos estúdios.

Racismo

A notícia sobre Marcelo Pereira vem à tona após um caso de racismo envolvendo o repórter Luiz Teixeira durante um credenciamento para um jogo do Campeonato Brasileiro.

Em post,  o jornalista afirmou que foi “questionado” sobre a sua função ao realizar um credenciamento — o local ou jogo não foi informado. O repórter da Globo garantiu ainda que a mesma situação já ocorreu em outros momentos:

“Mais uma vez fui ‘questionado’, no credenciamento de um jogo, se eu era câmera ou auxiliar, mesmo sendo o único repórter de campo e com a roupa da transmissão. Não fiz nem 6 meses de TV Globo e perdi as contas de quantas vezes isso já aconteceu. É duro aceitar um repórter negro?”.

“Minha esposa sabe o quanto eu luto contra coisas assim. E quantas vezes eu cheguei em casa relatando a mesma história. Seguimos firmes e fortes e não deixaremos nada e nem ninguém impedir nossos avanços”, desabafou

MAIS LIDAS

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›