A Globo anunciou nesta quarta-feira (24) uma significativa reestruturação em suas áreas de Entretenimento e Jornalismo.
O destaque das mudanças é a saída de Mariano Boni, um dos nomes mais influentes dos bastidores da emissora, que encerra um ciclo de 34 anos na empresa. A saída, segundo a própria Globo, foi planejada e acordada em comum acordo.
Mariano ocupava a direção do Gênero Variedades, área responsável por programas como Mais Você, Encontro, É de Casa e Conversa com Bial.
Com a sua despedida, quem assume o posto é Cláudio Marques, até então editor-chefe do Jornal Hoje. A troca de cadeiras marca também uma aproximação ainda maior entre o jornalismo e o entretenimento na emissora.
Mudanças no Entretenimento da Globo
Além da substituição na direção de Variedades, a Globo anunciou a ampliação das responsabilidades da diretora Patrícia Pedrosa, que passa a comandar também os projetos infanto-juvenis dentro do recém-rebatizado Gênero Humor e Infanto-Juvenil.
A ideia é ampliar o portfólio com novos conteúdos para TV aberta, Globoplay e canais pagos, incluindo dramaturgia, variedades, música e games voltados para esse público.
A saída de Mariano Boni
Com uma trajetória que começou em 1991, Mariano Boni participou de coberturas e programas que marcaram época.
Foi produtor e editor do Fantástico, editor-executivo do Jornal Nacional, editor-chefe do Jornal da Globo, além de ter atuado como chefe de redação em São Paulo e diretor-executivo de Jornalismo. Em 2018, passou para o Entretenimento, onde liderou toda a faixa matinal da Globo.
A emissora agradeceu publicamente sua contribuição e desejou sucesso nos novos projetos autorais que o jornalista pretende desenvolver fora da empresa.
Dança das cadeiras na Globo
Com 33 anos de carreira na Globo, Cláudio Marques assume a direção do Gênero Variedades trazendo sua bagagem jornalística para os programas de atualidades e talk shows.
Amauri Soares, diretor dos Estúdios Globo, destacou que a experiência de Cláudio com o noticiário nacional será essencial para dar novos rumos à programação.
A saída de Cláudio do Jornal Hoje também provocou movimentações no Jornalismo. Fernando Rinco, até então editor-chefe adjunto do telejornal, assume a chefia do JH.
Rinco tem passagens marcantes por coberturas internacionais e pela editoria de política, além de ter atuado como roteirista da série documental Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria, sucesso no Globoplay.
Para compor a nova liderança do Jornal Hoje, Rinco convidou Heitor Lannes, da GloboNews, que será seu braço-direito. Heitor foi editor-chefe do telejornal Mais e tem 15 anos de casa, com trajetória marcada por passagens no Bom Dia Rio e na editoria Rio.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]