Alinhada às necessidades do mercado internacional de televisão, a Globo tem investido na oferta de produções em que mulheres ocupam papéis de destaque. O empoderamento feminino virou um negócio de alto valor. Na MipTV, um dos maiores eventos de mídia do mundo, a emissora apresentou as novas discussões sobre gênero através de um projeto intitulado de “O Futuro é Feminino”.
VEJA ESSA
Entre as ofertas, estão a novela Amor de Mãe e as séries Filhas de Eva e Sob Pressão. As lutas políticas lideradas por mulheres ganharam destaques através de Aruanas, trama sobre ativismo ambiental na Amazônia, e o documentário Marielle, que investiga o assassinato brutal da vereadora Marielle Franco, morta em 2018.
Duas autoras de novelas que fizeram história na dramaturgia brasileira também foram homenageadas no evento. Através de um vídeo, a atriz Lilia Cabral recordou o estilo tradicional de Glória Madagan e a criatividade de Janete Clair. “Ambas contribuíram para o conteúdo atual da empresa dominado pelo feminino, variado e plural”, repercutiu um portal de notícias mexicano.
A novela do Comendador…
Na pele de Chay Suede e Alexandre Nero, José Alfredo foi o personagem mais buscado pelos telespectadores de Império no Google. Na segunda-feira (12), enquanto a novela voltava à Globo, “Zé Alfredo”, “José Alfredo”, “Chay Suede”, “Alexandre Nero” e “Comendador” foram os termos relacionados à trama que mais bombaram no site de buscas. A procura por Marjorie Estiano, Vanessa Giácomo, Reginaldo Faria e Regina Duarte também cresceram repentinamente na rede.
… e a novela da Lurdes
O Twitter informa que Thelma (Adriana Esteves) foi a personagem mais comentada da segunda fase de Amor de Mãe, de março a abril. A primeira temporada, entre novembro de 2019 e março de 2020, foi liderada por Lurdes (Regina Casé). O mesmo se deu com as intérpretes. Adriana foi a mais citada nos capítulos pós-pandemia; Regina dominou as menções antes da pausa imposta pela Covid-19 à produção. Chay Suede (Danilo / Domênico) ocupou o terceiro lugar durante todo o folhetim.
New face
Júlia Byrro viverá Lara em Verdades Secretas 2. A personagem, de peso, marca a estreia de Júlia como atriz após anos de dedicação às passarelas e campanhas publicitárias. A jovem de 20 anos, natural de Campinas, trabalha como modelo desde os 13. “Estou muito feliz e ansiosa por ingressar no universo da atuação, é muito especial, por isso estou estudando bastante e me preparando para fazer jus a este trabalho incrível e à oportunidade de tocar as pessoas com a intensa história dessa personagem”, afirma ela.
Calendário
O formato tradicional do Canta Comigo volta ao vídeo no próximo dia 25, 18h. O musical que Gugu Liberato conduziu por duas edições agora servirá de quadro para o Hora do Faro – uma tentativa de impulsionar os índices do programa de Rodrigo Faro, aplacado pela concorrente Eliana, do SBT. No ano passado, a versão Teen do reality, somada à repercussão de A Fazenda, fez a Record virar o placar.
Falando nisso
Jurada do Canta Comigo Teen – e estrela do grupo infantil Os Abelhudos, de sucesso nos anos 1980 –, Tati Pinheiro reuniu participantes da atração para uma homenagem aos 60 anos da canção O Barquinho, de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli. O clipe O Barquinho da Nova Geração, foi gravado no Café Caneca, em São Paulo.
“Muitos dos meninos não conheciam a composição que marcou uma época e ficou eternizada e nenhum deles havia cantado Bossa Nova. Foi uma collab inesquecível, eles ficaram animados do início ao fim e o resultado ficou lindo, emocionante, bonito de se ver. Foi um prazer e um aprendizado pra mim”, celebra Tati.
Confira:
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]