10 motivos para não tirar os olhos de “Império”, a nova novela das nove

Novela estreia hoje (21)
“Império” estreia nesta segunda (21)

Estreia nesta segunda (21) na TV Globo a nova novela das nove, “Império”. Com roteiro de Aguinaldo Silva e direção de Rogério Gomes, Pedro Vasconcelos e André Felipe Binder, a trama é cercada de grandes expectativas.

A novela entra no ar com o desafio de movimentar novamente o horário das 21 horas e ampliar os baixos números deixados por sua antecessora, “Em Família”. Com um elenco de peso, enredo forte e ritmo ágil, “Império” aposta no “clássico” para resgatar parte do público que não se deixou prender pelo folhetim de Manoel Carlos.

Para quem se desiludiu com as histórias de Helena, Luiza, Laerte e Virgílio e não sabe se acompanha a nova trama das 9, o RD1 lista, a seguir, os 10 motivos para não tirar os olhos de “Império”.

 1- Aguinaldo Silva é o escritor  

Aguinaldo escreveu “Senhora do Destino”. Pronto. A argumentação poderia acabar por aqui. Mas o autor ainda é dono de outros grandes sucessos da teledramaturgia brasileira. Das 15 novelas de maior audiência da história da Globo, 6 são de autoria de Aguinaldo: “Tieta”“Roque Santeiro”“Pedra Sobre Pedra”“Fera Ferida”, “A Indomada”, além de “Senhora”, já citada.

O novelista conhece como poucos o sabor do sucesso e não mede esforços para fazer suas tramas caírem no gosto popular. O autor costuma escrever os chamados “novelões”, apoiando a história num bom drama, sem esquecer de criar um caricato núcleo de humor. Aguinaldo adora “causar”, seja através de suas novelas ou de suas polêmicas declarações nas redes sociais e nos próximos meses tem tudo para conseguir isso.

+ Aguinaldo Silva fala sobre beijos gays em novelas e sobre sua sexualidade

2- Trama ágil e sem “barriga”

De uns tempos pra cá, a obsessão pelo corpo perfeito tem transformado a “barriga“, quando saliente, num dos grandes problemas enfrentados pelas pessoas. Em se tratando de novela, também não é diferente. Se tem algo que pode “desandar” toda uma boa trama é a chamada barriga, termo usado para quando uma história fica “dando voltas” e “caminhando” a passos largos. Aliás esse foi um dos maiores erros cometidos por Manoel Carlos em sua última novela. “Em Família” foi cozinhada em banho-maria pelo autor e terminou sem chegar ao ponto.

No entanto, Aguinaldo Silva já prometeu, numa publicação em seu site, que sua nova trama não sofrerá desse “mal” e será desenrolada num ritmo “alucinante”.  “Eu não sou de enrolar nem de guardar história, vou soltando tudo desde os primeiros capítulos, e quando a sinopse acabar eu faço outra e, se for preciso, mais outra. Mas não deixo de manter o ritmo alucinante nas minhas novelas, pois é o que o povo quer e gosta”, comentou o veterano. O maior desafio para o escritor será manter esse ritmo por 8 meses, afinal a previsão é de que “Império” dure em torno de 180 capítulos.

3- Ganchos

Tão importante quanto manter a agilidade da trama é prender a atenção dos telespectadores de um capítulo para o outro. O recurso mais usado pelos autores para convidar o público a assistir à novela no dia seguinte é o chamado “gancho“. Alguns autores são tão habilidosos no quesito que chegam a atiçar a curiosidade do telespectador em cada término de bloco de um mesmo capítulo, como é o caso de João Emanuel Carneiro, responsável por “Avenida Brasil“. Carneiro é, inclusive, apelidado na emissora de “Capitão Gancho”, tamanha a sua maestria.

O recurso que não foi muito usado por Manoel Carlos durante a trama de “Em Família” será um aliado de Aguinaldo em sua mais nova novela. Em recente entrevista à Folha de S.Paulo, o autor confirmou que irá resgatar o uso do gancho. “Com tantas mídias e plataformas diferentes, hoje é fundamental manter o suspense diário”, comentou.

+ “Império” vai estrear com 12 capítulos finalizados

4- Poder e dinheiro, em jogo

Fortunas mobilizam a atenção dos brasileiros, não só quando se tratam de sorteios de loteria ou realities shows, mas também quando são inseridas em tramas da teledramaturgia. Muitas são as exitosas novelas que apresentam o poder e o dinheiro como fio-condutores ou panos de fundo de suas histórias. Recentemente, “Amor à Vida” apresentou um enredo amarrado por uma disputa familiar em torno do comando de um hospital e Avenida Brasil mostrou a vingança às crueldades cometidas em nome do dinheiro, no caso a fortuna de um ex-jogador de futebol.

Em “Império”, como o próprio nome já indica, a temática volta à tona e deve conduzir boa parte das ações da trama. Na história, o milionário José Alfredo (Alexandre Nero) planeja deixar toda sua fortuna nas mãos da filha Maria Clara (Andreia Horta), em prejuízo dos outros filhos, José Pedro (Caio Blat) e João Lucas (Daniel Rocha). Em uma fase mais adiantada, surgirá a história de que Cristina (Leandra Leal) pode ser a filha perdida do empresário.

5-  Vilã cruel

Todo “novelão” precisa de alguém para o público (amar) odiar. Aguinaldo sabe muito bem disso e para “Império”, criou “Cora“, personagem interpretada por Drica Moraes. A vilã é uma mulher amargurada, reprimida e descontrolada emocionalmente. Interesseira, Cora tentará manipular aqueles que estão a seu redor para conseguir o que quer. Beata, a megera fará referências a Deus, enquanto estiver praticando suas “malvadezas”.

Além de citar passagens bíblicas, a personagem vai percorrer o lábio com a língua, de forma semelhante às serpentes, sempre que estiver tramando algo contra suas “vítimas”. Drica que já se mostrou muito bem em papéis de vilã, como quando interpretou a Violante em “Xica da Silva” e a Marcela de “O Cravo e a Rosa” deve mobilizar a atenção, enquanto estiver em cena na nova novela das 9. Se cuida Nazaré Tedesco!

6- Zé Mayer no armário

O maior garanhão das novelas globais vem de um jeito que ninguém nunca viu. O veterano adiciona ao currículo repleto de personagens “pegadores”, o cerimonialista Cláudio Bolgari, “pai de família” que vive uma vida dupla. Enquanto de dia, Cláudio mantém um casamento de sonhos com Beatriz (Suzy Rêgo), à noite ele visita seu amante, Leonardo (Klebber Toledo). De acordo com vídeos já divulgados pela emissora, a trama reserva cenas quentes para os dois atores, que devem se beijar na segunda semana de exibição da novela.

No entanto, o personagem de Zé não deve ficar trancado no armário por muito tempo. A homossexualidade do cerimonialista virá à tona, quando seu amante a revelar publicamente, em troca de um emprego na TV. A partir daí, Cláudio sofrerá com a rejeição de um dos seus filhos, Enrico (Joaquim Lopes). Pelo visto, o personagem vai “sofrer” um pouquinho e o público, claro, deve se apiedar diante dos percalços que aguarda o “enrustido” em “Império”.

+ Aguinaldo Silva pediu beijo gay logo na primeira cena de José Mayer em “Império”

7- Alexandre Nero e Lília Cabral juntos mais uma vez

“Império” será a terceira novela a contar com Lília Cabral e Alexandre Nero no elenco. O casal já mostrou ter muita afinidade em cena, quando interpretaram, em “A Favorita“, o verdureiro Vanderlei e a sofrida Catarina, par romântico que cativou o público. Na nova novela, a parceria será retomada, porém sem muitas afinidades. Casados há 30 anos, Maria Marta de Medeiros e José Alfredo estarão em crise e viverão em pé de guerra.

As intrigas e discussões entre os dois ganharão tom cômico e deixarão o telespectador dividido. Maria Marta ainda alimenta um grande amor por seu marido, mas não deixa de ficar de olho na fortuna do empresário. Já o comendador que se enriqueceu de forma ilícita, viverá aos turros com a esposa e a trairá no decorrer da trama.

+ Alexandre Nero e Lilia Cabral gravam “Império” em Minas Gerais e falam de seus personagens

8- “Tipos” divertidos

Há quem critique os “tipos” criados pelo veterano escritor, por muitas vezes ele acabar caindo numa abordagem simplista e caricata de tais personagens. No entanto, é inegável que por mais distorcidos e exagerados que possam parecer, alguns desses tipos são abraçados pelo público, como foi o caso do Crô, interpretado por Marcelo Serrado. O personagem virou até filme, tamanho o seu sucesso na novela “Fina Estampa“.

Em “Império”, caberá a Ailton Graça e a Paulo Betti interpretar os tipos cômicos de Aguinaldo. Ailton será a travesti Xana Summer, dona de um salão de beleza no bairro de Santa Tereza. Já Paulo será o “venenoso” Téo Pereira, jornalista responsável por um blog de fofocas campeão de acessos. Enquanto Xana será boa praça e bem quista por todos os clientes, Téo deverá acumular desafetos, no decorrer da história. Como um bom “tipo” não existe sem bordão, sempre que estiver próximo de publicar uma fofoca quente, Téo soltará o seu: “É clique”.

Aílton Graça sobre personagem travesti: “Quero levar um pouco de luz para essas pessoas”

9- A performance de Viviane Araújo

Império será a primeira novela de Viviane Araújo. O convite partiu do próprio autor, pouco tempo depois da dançarina sair da quinta edição de “A Fazenda“, como grande vencedora do reality. Aguinaldo parece ter se impressionado com a “atuação” de Viviane, como no dia em que a beldade chorou e se desesperou ao ver Gretchen pedindo para sair do programa. Se você duvida do potencial da moça, veja o vídeo, a seguir:

Esse conteúdo não pode ser exibido em seu navegador.

No entanto, engana-se quem pensa que em “Império” será a primeira vez que Vivi atuará. Em 2001, a beldade já dava o ar de sua graça na “Escolinha do Professor Raimundo“, interpretando uma aluna, com trajes mínimos, que apagava o quadro, enquanto rebolava. Na novela das 9, sem quadro para limpar, Vivi será a espevitada manicure Naná e dividirá a cena com Xana Summer, prometendo boas risadas. Viviane parece ter se esforçado para “fazer bonito” e a curiosidade sobre como se sairá em cena é mais um motivo para não desgrudarmos os olhos de “Império”.

10- Marina Ruy Barbosa sem (sic) pudor

Se em “Amor à Vida”, a ruivinha não quis mostrar como ficaria sem os cabelos, em “Império” a bela vai mostrar como fica “sem roupa” ou com “poucas peças”. No estilo “lolita“, a atriz vai usar e abusar de lingeries sensuais durante as gravações de cenas mais ousadas. Essa será a primeira vez que Marina interpreta uma personagem mais “despudorada”.

A exemplo do papel interpretado por seu namorado, o ator Klebber Toledo, Marina também viverá uma “amante”. Ela será Maria Isis, uma jovem que se apaixona por José Alfredo e mantém uma relação extraconjugal com o milionário. Os pais da menina vão incentivá-la a dar um golpe no empresário, mas ela não deve cair nesse tipo de “tentação”.

Marina Ruy Barbosa afirma encarar com naturalidade papel sensual em “Império”

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.