Globo atinge conquista impressionante com a Copa do Mundo do Catar

Paulo Carvalho

22/12/2022

Copa do Mundo

Richarlison é o camisa 9 da seleção brasileira; Globo conquista alta audiência com a Copa do Mundo do Catar (Imagem: Reprodução / Instagram)

A Copa do Mundo, com transmissão de todos os jogos do Grupo Globo, se mostrou um grande acerto em audiência e repercussão para o fim do ano da Globo. As mulheres dominaram e garantiram a liderança entre o público que acompanhou a saga do Brasil e das outras seleções.

Segundo dados do Ibope, as transmissões do Mundial da Globo alcançaram mais de 165 milhões de pessoas ao longo de praticamente um mês de competição. 77 milhões de homens acompanharam os jogos, mas as mulheres arrasaram: 85 milhões acompanharam a Copa.

Dos 165 milhões, 44 era jovens de até 24 anos. De 20 a 28 de novembro, a Globo alcançou 41% mais audiência na comparação com as 4 semanas anteriores e somou mais 4,6 milhões de pessoas, em média, por minuto.

No período, o É De Casa cresceu 84%, assim como o Esporte Espetacular. O Caldeirão elevou sua audiência domiciliar em 82%. A emissora subiu com o Praça TV (55%), Jornal Hoje (44%), Bom Dia Brasil (35%), Globo Rural (29%), Domingão com Huck (24%), O Rei do Gado (20%) e Mar do Sertão (14%).

Na emissora líder de audiência, a seleção fez o top 5 das maiores médias do torneio, com média de 70 milhões de pessoas simultâneas e 80% da audiência dos televisores ligados, o chamado share.

O melhor resultado foi assegurado com Brasil x Coreia do Sul, pelas oitavas de final, que obteve 54 pontos, o melhor índice em 16 anos, desde junho de 2006, na Copa da Alemanha.

Além da Globo, SporTV bomba na TV paga

Com a promessa cumprida de mais de 300 horas de transmissão, o SporTV emplacou a liderança isolada na TV por assinatura no acumulado do ano e roubou o lugar praticamente cativo do Viva. Antes do torneio, o canal de esportes estava em 3º lugar no ranking da TV paga.

Ao todo, o SporTV registrou mais de 40 milhões de pessoas, 17% da audiência da TV por assinatura e 87% de participação entre os canais esportivos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].