A Globo não tem contrato para a transmissão dos desfiles das escolas de samba de São Paulo em 2026, e a proposta feita pela emissora deixou a Liga-SP irritada.

O canal carioca propôs um valor fixo menor em relação ao que era pago no contrato anterior, que durou apenas dois anos, de 2024 a 2025. Cada escola ganharia R$ 7 milhões, segundo a Folha de S. Paulo.
Ao mesmo tempo, a Globo colocou na discussão um aumento nas participações por vendas publicitárias dos desfiles. Neste ano, a TV obteve lucro com as escolas de samba, o que não acontecei há 6 anos.
As agremiações torceram o nariz para a proposta por conta da redução do valor fixo. O motivo? Menos dinheiro, menos acabamento para os desfiles e, automaticamente, o espetáculo fica no prejuízo.
Globo é plano A, mas Liga-SP pode tentar plano B
A Globo entrou em modo de espera para uma contraproposta da Liga-SP. Nos bastidores, surgiu uma segunda opção: a busca por mais opções para a transmissão, tirando a exclusividade do canal.
Vale lembrar que a Band entrou no páreo para a transmissão do Carnaval do Grupo Especial de SP em 2023, mas a Globo correu e conseguiu a exclusividade do evento aos 45 minutos do segundo tempo.

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].