Globo decide mudar trilha sonora de Pantanal e ignora compositor para remake

Marcus Viana - Pantanal
Marcus Viana foi o compositor da trilha sonora de Pantanal (Imagem: Reprodução / Instagram)

Com previsão de estrear no primeiro semestre de 2022, a produção do remake de Pantanal começou a ganhar forma nas últimas semanas na Globo. Enquanto o elenco já está completamente definido, algumas questões ainda são uma incógnita, a exemplo da possível trilha sonora da trama.

Na versão original, de 1990, exibida na extinta TV Manchete, a canção foi um DNA de Pantanal, de Marcus Viana, feita pelo compositor exclusivamente para a trama. Porém, pelo visto, a nova produção da emissora carioca irá escolher uma canção diferente. Isso porque a direção ainda não procurou o autor do sucesso até então. Como a criação foi dele, a utilização precisa ser aprovada pelo compositor.

“Ninguém da Globo me procurou. Há milhões de profissionais na emissora para fazer (a trilha). Também acho que já que é um remake tem que ter o novo. Não acredito que queiram repetir essa música (da aberta da novela) inclusive. É um desafio muito grande, um mundo completamente novo. Agora, a música tem um poder impressionante. Temos que lembrar o seguinte: quem viu a novela aos 15 anos, está com 45, quem tinha 30, agora, está com 60. E o povo novo não viu e é essa galera que vai fazer dar certo ou não. E, de repente, uma outra trilha pode não falar para os antigos, mas para o cara novo vai ser incrível”, contou em entrevista ao UOL.

Durante o bate-papo, o artista explicou a trilha surgiu de uma forma despretensiosa. “Um dia, Jayme [Monjardim] me disse que estavam tendo dificuldade em encontrá-la. Então, fiz e mandei para ele com a minha voz. Minha intenção era, se aprovada, chamar Milton Nascimento para cantar. Vinte dias se passaram e nada de eu ter o retorno. Até que liguei para Jayme, a secretaria atendeu e me disse que a música já tinha entrado”, relembrou.

Marcus ainda contou que recebia da produção imagens em fitas VHS para conseguir se inspirar para as demais canções da trama, que também foram dele. “Isso foi muito doido (risos). Todo mundo ia pro Pantanal nadar pelado, menos eu. Eles me mandavam as fitas e eu via: Pantanal de chalana, avião, vida na fazenda… Cheguei a ver 47 VHS! Ficava compondo assistindo a isso”, brincou.

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›