Em meio à queda de audiência da novela das nove, Vale Tudo, a Globo prepara uma estratégia para reverter o cenário.
A emissora vai usar a transmissão do novo Mundial de Clubes da Fifa como vitrine para impulsionar a trama.
O canal aposta que a combinação entre futebol e dramaturgia será capaz de alavancar os números da novela, que enfrenta dificuldades para conquistar o público.
De acordo com apuração da Folha, a campanha prevê forte divulgação de Vale Tudo durante as transmissões dos jogos, principalmente nas partidas envolvendo clubes brasileiros.
Além disso, os capítulos da novela serão especialmente editados para incluir cenas de maior apelo emocional e dramático nos dias dos confrontos, aumentando as chances de prender a audiência.
Futebol como trampolim para a novela da Globo
A estratégia é semelhante à adotada recentemente pela Globo durante a exibição do show da cantora Lady Gaga, no início do mês.
Na ocasião, momentos decisivos de Vale Tudo foram alinhados ao evento musical, criando um “efeito de espera” que segurou o público até o início da atração internacional. Agora, a emissora quer repetir a fórmula, mas com o futebol como trunfo.
O objetivo é que a novela sirva como um programa de aquecimento para as partidas, especialmente aquelas que começam às 22h, considerado o horário nobre da TV brasileira.
Jogos estratégicos
Entre os principais confrontos com participação brasileira, que ganharão destaque na TV aberta e na campanha de divulgação de Vale Tudo, estão:
- Flamengo x Espérance (Tunísia) — 16 de junho
- PSG (França) x Botafogo — 19 de junho
- Inter Miami (Estados Unidos) x Palmeiras — 23 de junho
Além disso, no dia 23, o Flamengo pode ainda enfrentar o LAFC (Estados Unidos) ou o América (México), caso avance na competição.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]