Globo define estreia de série sobre Ariano Suassuna

Globo
Globo prepara versão para TV do filme O Auto da Boa Mentira, baseado na obra de Ariano Suassuna (Imagem: Reprodução / GloboNews)

Caso a pandemia de coronavírus não afete o cronograma – mais do que já afetou –, o filme O Auto da Boa Mentira ganhará exibição na Globo, em formato de série, no próximo ano. A produção, antes intitulada Riso de Ariano, é baseada em aulas-espetáculo de Ariano Suassuna.

O Auto da Boa Mentira reúne cinco histórias oriundas das “mentiras do bem”, aquelas que, de acordo com Ariano, são contadas para não desagradar o interlocutor.

Uma das obras mais conhecidas do autor parte deste princípio: O Auto da Compadecida, adaptada para a TV em 1999, destaca os causos de Chicó e João Grilo em prol da sobrevivência numa localidade corrupta e hostil; Selton Mello e Matheus Nachtergaele defenderam os tipos na ficção.

Dirigida por José Eduardo Belmonte – do filme Alemão (2014) e da série Carcereiros (2017) –, O Auto da Boa Mentira reúne nomes como Cássia Kis, Cristina Mutarelli, Giulia Gam, Jackson Antunes, Johnny Massaro, Leandro Hassum, Luís Miranda, Nanda Costa, Renato Góes, Rocco Pitanga, Sérgio Loroza, Zezé Polessa e as gêmeas Giselle e Michelle Batista.

Cabe lembrar que a “conversão” de filmes em séries é constante na Globo, desde A Invenção do Brasil (2000). A prática se intensificou na última década, com títulos como Chico Xavier (2011), Xingu (2012) e Gonzaga – De Pai Pra Filho (2013), exibidos no período de férias. Algumas produções, como Malasartes (2017) e Entre Irmãs (2018), registraram ótimos índices de audiência – 28 e 31 pontos, respectivamente.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Duh SeccoDuh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.