Globo descarta exclusividade para manter Olimpíadas e abre caminho para concorrentes

Paulo Carvalho

Revisado por: João Paulo Dell Santo

09/11/2023

Globo

Globo deixa exclusividade dos Jogos Olímpicos de Paris e Cazé TV entra no páreo (Imagem: Reprodução / SporTV)

A Globo abriu mão da exclusividade sobre os direitos de transmissão dos Jogos Olímpicos de Paris. A emissora renegociou o contrato com o COI (Comitê Olímpico Internacional) e economizou alguns milhões de dólares na negociação.

Em 2015, o canal da família Marinho assinou contrato sem exclusividade. Isso garantiu para Band e Record a exibição dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. A política atual causou a decisão do Plim Plim. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.

Globo assegura contrato de longa duração com entidade máxima das Olimpíadas

Sobre o novo acordo com o COI, a Globo manteve a duração original da parceria, até 2032. Ao mesmo tempo deu caminho para as rivais, como no caso das emissoras citadas, e do SBT, que promoveu investimentos no setor esportivo.

Para os Jogos de Paris, o veículo de comunicação avisou o mercado publicitário sobre suas ambições: mais de 100 horas de eventos esportivos, das 6h às 18h. No SporTV, cinco canais e transmissão 4K, assim como no Globoplay, com disponibilidade de 35 sinais para cada modalidade.

Vale lembrar que a direção da TV carioca fez algo parecido com a Fifa (Federação Internacional de Futebol), pois liberou a exclusividade da Copa do Mundo de 2026, marcada para Canadá, Estados Unidos e México.

A Globo deixou uma verba gorda no caixa com as modificações nos contratos com as entidades esportivas, mas não deixou de lado a essência do jornalismo esportivo em suas coberturas em grandes eventos.

A novidade ajudou a CazéTV. O canal fechou com o COI para a exibição das modalidades no streaming. A conquista veio depois dos Jogos Pan-Americanos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].