Globo é alvo de decisão judicial e deve pagar indenização após polêmica em 2020

Globo

William Bonner na bancada do Jornal Nacional; Globo enfrenta briga judicial após matéria do telejornal (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo foi condenada pela Justiça de São Paulo a pagar uma indenização de quase R$ 40 mil por danos morais aos familiares de uma vítima da Covid-19. O imbróglio judicial começou depois que o Jornal Nacional veiculou uma notícia sobre a morte de um homem de 63 anos.

Seu J.P., morador de uma pequena cidade no interior paulista, foi vítima do coronavírus em abril do ano passado, no início da crise sanitária. Dias depois, o telejornal da Globo exibiu uma matéria sobre a região e falou sobre o óbito.

A viúva e os filhos do senhor afirmaram no processo que foram constrangidos pela matéria e alvos de “maledicência” pelos moradores da cidade. A defesa da família, segundo o UOL, informou no processo:

“Os autores [do processo] foram alvos de especulações e discriminação, principalmente em estabelecimentos de uso rotineiro como banco, lojas e mercados, já que as pessoas cochichavam entre si e se afastavam deles, devido ao medo da doença”.

“É um direito dos requerentes não querer ver a imagem do ‘pai da família’ ser exposta e vinculada a esse tipo de situação, devendo ser respeitadas a intimidade e a privacidade”, argumentou a defesa, que pediu uma indenização de R$ 36 mil.

A Globo defendeu que a matéria foi de extrema relevância. “Foram divulgados fatos verdadeiros e de notório interesse coletivo”, comentou.

“Além disso, o conteúdo da reportagem não é pejorativo, muito pelo contrário, e não foi proferido absolutamente nenhum juízo sensacionalista”, completou o canal, que ressaltou: “A liberdade de imprensa pe garantida pela Constituição”.

O juiz Marcos Vinicius Krause Bierhalz entendeu que a reportagem da Globo não respeitou “os sentimentos da família” e que houve “abuso de direito de informação com a violação ao direito de imagem do morto”.

“A escolha da veiculação do nome e da fotografia de uma única vítima naquela reportagem tem caráter puramente sensacionalista, impondo profundo sofrimento e sentimento de irresignação aos familiares”, avaliou.

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.